Mapa - Letras - Naturalismo - Teatro - Helder Costa- Revista Triplov 


 
 
 
 

 

 

 

 

 

HELDER COSTA
Bob Dylan & Dario Fo

Às vezes, há dias assim. Será porque é dia 13?

De manhã soube-se que Dario Fo, o sátiro Italiano, o implacável  crítico de Vaticanos e Berluconis tinha morrido. Foi uma carreira brilhante com a mulher Franca Rame, cheia de êxitos e de perseguições, de amor do público e de boicotes e humilhações fascitóides. E a dada altura, ganhou o prémio Nobel! Dario Fo, pessoa decente, telefonou a Saramago : “José, o Nobel era para ti, mas desculpa, deram ao cómico, ao bobo… o próximo é para ti”. E a indignação que esse prémio causou numa série de vermes bem pensantes! Que ele não tinha qualidade literária, que a escrita teatral era de inferior categoria! Despeitados, ignorantes e parolos… falar de literatura através dos séculos é falar de Aristófanes, Sófocles, Gil Vicente, Shakespeare, Molière, Lope de Vega, Calderon, Racine, Brecht, Beckett, Maiakowsky… escritores e práticos de teatro, a luta da exposição pública do drama, da comédia, da sátira, da auto-punição… dos sentimentos, emoções, ódios, guerra e paz. A vida, a transformação social, o testemunho do seu tempo e das suas gentes.

E, de repente, outro escândalo. Bob Dylan ganha o prémio Nobel de literatura! Como? Outro palhaço a tocar viola e contra a guerra do Vietnam a ganhar o Nobel! Não há meio de desaparecerem esses malditos anos 60?!

O que eles vão rir os dois deste dia 13 de Outubro de 2016!

Abraços e eterna saudade, queridos camaradas!

 

Hélder Costa (Grândola, 1939) é um encenador, actor e dramaturgo português. Foi um dos membros fundadores do grupo A Barraca, onde é encenador e diretor artístico. A companhia obteve o prémio UNESCO, em 1992.

 

 
 

 

 

   
Bibliografia Científica - Botânica - Cibercultura/Ciberarte - Colóquios - Espírito - Ficção - Gnose - Herpetologia - História -
Instituto S.Tomás De Aquino (ISTA) - Letras - Links - Naturalismo - Naturarte - Normas - Ornitologia - Poesia -
Surrealismo - Teatro - Venda das Raparigas - Viagens-Lugares - Zoo_Ilógico
   




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano