Procurar textos
 
 

 

 

 







Maria Estela Guedes

MEMÓRIA DO JARDIM QUE HÁ-DE VIR
Carta a Ana Haddad

Comunicação apresentada ao Encontro Interdisciplinar “Projectos Transatlânticos entre Portugal e América-Latina”, 2 e 3 de Maio de 2007, Biblioteca Pública de Évora.

INDEX

Resumo
1. Esquecimento ou preconceito?
2. Saudade é memória do futuro
Notas

Notas

(1) Agostinho da Silva, Ensaios sobre Cultura e Literatura Portuguesa e Brasileira, I. Setúbal, Âncora Editora, 2001.

(2) Maria Estela Guedes, “José Álvares Maciel, romântico e naturalista”. In: Diana Soto Arango, Miguel Ángel Puig-Samper y Mª Dolores González.Ripoll (Editores): Científicos Criollos e Illustración. Ediciones Doce Calles, Madrid, 1999.

(3) Tomás António Gonzaga, Marília de Dirceu e mais poesias. Lisboa, Livraria Sá da Costa, 1944. Prefácio e notas do Professor Rodrigues Lapa.

(4) Domingos Vandelli tem directório no TriploV, em :

http://triplov.com/hist_fil_ciencia/vandelli/index.html . Citado em Março de 2007.

(5) Luís António Furtado de Castro do Rio de Mendonça e Faro. Wikipédia:

http://pt.wikipedia.org/ . Citado em Março de 2007.

(6) Data de 1776 a Declaração de Independência da América. De 1789, datam a Tomada da Bastilha, que desencadeou a Revolução Francesa, e a Inconfidência Mineira. A Revolta dos Alfaiates, ou Inconfidência Baiana, que teve lugar em 1798, inspira-se directamente nos ideais da Revolução Francesa.

(7) Fernando Pessoa, Poesias Ocultistas. Organização, selecção e apresentação de João Alves das Neves. 2ª ed., São Paulo, Editora Aquariana, 1996.

(8) Eco/Pedras Rolantes, Lisboa, Ler Editora, 1983.

Maria Estela Guedes. Membro da Associação Portuguesa de Escritores, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, do Centro Interdisciplinar da Universidade de Lisboa e do Instituto São Tomás de Aquino. Directora do TriploV. Alguns livros publicados: Herberto Helder, Poeta Obscuro; Eco/Pedras Rolantes; Crime no Museu de Philosophia Natural; Mário de Sá-Carneiro; O Lagarto do Âmbar; a_maar_gato; Lápis de Carvão; Ofício das Trevas; A Boba; Tríptico a Solo