NAZISMO E SUBVERSÃO DO DIREITO HUMANO
Henrique Doria
 

O nazismo como nova religião
Ocultismo e nazismo
Racismo e anti-semitismo
Mentira e violência
Breve cronologia de uma subversão do Direito Humano

Breve cronologia
de uma subversão do Direito Humano

1932- As SA fazem reinar o terror nas ruas, atacando tudo o que representasse a esquerda e a democracia. Ilegalização de todos os partidos, excepto o Nazi.Criado o campo de concentração de Dachau, qual se seguem Buchenwald, Sachsenhausen e Ravensbrück. Um decreto define os judeus de primeira e segunda geração como “não arianos” e, por isso, condenáveis. Os nazis excluem os judeus da actividade artística.. Os judeus são proibidos de possuírem terras. Os judeus são proibidos de editarem jornais.

1934-É retirado aos judeus é o seguro médico nacional.

1935-Leis de Nuremberg em que a cidadania alemã é retirada aos judeus, e são vedadas a estes as associações profissionais, a assistência social, e a frequência de escolas ou universidades mistas.

1937-São interditas aos judeus muitas profissões.

1938-Criado o primeiro campo de concentração em Mauthausen. São interditas aos judeus actividades comerciais. Os médicos judeus são proibidos de exercer a sua profissão. Os nazis destroem uma sinagoga em Nuremberga. As mulheres judias são obrigadas a agregar ao seu nome o nome de Sara e os homens o do Israel em todos os documentos legais.

1939-Hitler declara abertamente a sua intenção de aniquilar os judeus.Os judeus são obrigados a entregar todo o seu ouro e prata. Os judeus perdem os seus direitos como inquilinos O barco São Luís, com 930 refugiados judeus, regressa à Europa depois de lhe ser negada a entrada em Cuba e nos Estados Unidos.Os judeus alemães são proibidos de permanecer fora de casa depois das 8 horas no Inverno, e das 9 horas no Verão. Heydrich dá instruções às SS na Polónia para encerrar os judeus em guetos, próximos das linhas do caminho de ferro, para facilitar a “Solução Final”. Os judeus são proibidos de possuírem aparelhos de rádio. Os nazis começam a praticar a eutanásia em enfermos e incapacitados na Alemanha. Evacuação dos judeus de Viena. Exige-se aos judeus polacos que usem uma estrela amarela.

1940-É construído o campo de concentração de Auschwitz, na Polónia. O gueto de Lodz é enclausurado com 230 mil judeus dentro. Eichmann apresenta o Plano Madagáscar, que propõe deportar todos os judeus da Europa para a costa este africana. É tomada a primeira medida anti-judia em Vichy.A Roménia introduz medidas anti judias que restringem a educação e o comércio. Deportação de 29 mil judeus alemães. São isolados os guetos de Cracóvia (com 70 mil judeus) e Varsóvia (com 400 mil).

1941- Um progrom na Roménia causa 2 mil mortos. 430 judeus são deportados de Amesterdão. Himmler ordena a expansão de Auschwitz e a construção de outro campo em Birkenau, para alojar 100 mil prisioneiros. Os judeus alemães são obrigados a trabalhos forçados. 3.600 judeus são presos em Paris. Tropas nazis romenas massacram 10 mil judeus. O governo de Vichy confisca os bens dos judeus. Começa a funcionar o campo de concentração de Majdanek, na Polónia. 3.800 judeus morrem durante um progrom na Lituânia. Massacre de 70 mil judeus romenos. Guetos em Bialystok e Lvov. O exército húngaro cerca a 18 mil judeus em Kamenets-Podolsk. Primeiros gazeamentos com Zyklon-B em Auschwitz. Começa a deportação massiva dos judeus alemães. 23 mil judeus são mortos na Ucrânia. As SS assassinam 33.771 judeus em Babi Yar. São mortos 35 mil judeus em Odessa. É criado o gueto de Theresienstadt, perto de Praga. Assassinatos colectivos de judeus lituanos e alemães. Iniciam-se operações no campo de extermínio de Chelmno, onde a primeira gasificação inclui 5 mil ciganos.

1942-Começam os assassinatos massivos em Auschwitz-Birkenau. Começa a funcionar o campo de extermínio de Belzec, na Polónia. Inicia-se a deportação de judeus eslovacos e franceses para Auschwitz. Proíbe-se aos judeus alemães a utilização de transportes públicos. Abertura do campo de extermínio de Sobibor.Ordena-se aos judeus de França, Holanda, Bélgica, Croácia, Eslováquia e Roménia que ostentem a estrela amarela. Funcionamento de uma segunda câmara de gás em Auschwitz. Himmler autoriza experiências de esterilização em Auschwitz. Himmler ordena a deportação massiva dos judeus polacos para os campos de extermínio. Começa a deportação do gueto de Varsóvia para o novo campo de Treblinka, com 10 câmaras de gás para 200 pessoas cada. Decide-se queimar cerca de 107 mil corpos em Auschwitz a fim de prevenir a contaminação das águas. Reduz-se a comida aos judeus alemães. As SS despojam os judeus de Auschwitz e Majdanek dos seus bens. Assassinato massivo no gueto ucraniano de Mizocz. Matança de 170 mil judeus em Bialystok. Morte de 600 mil judeus em Belzec, campo que foi de imediato destruído. Começam as experiências de esterilização em Birkenau.

1943-Os judeus gregos são confinados em guetos. No campo de Chelmno morrem 300 mil judeus. Prisioneiros de Auschwitz começam a ser usados como cobaias por Mengele. Himmler ordena a liquidação de todos os guetos na Polónia. Um novo crematório é construído em Auschwitz elevando a sus capacidade diária a 4.756 corpos. Operação Festival Harvest na Polónia ocupada, resultando em 42 mil judeus mortos. Os nazis obrigam 25 mil judeus a caminhar 100 milhas debaixo chuva e neve de Budapest à fronteira austríaca, seguidos por una segunda leva de 50 mil pessoas que terminaram em Mauthausen.

1945 - Rendição incondicional da Alemanha. Dos 8.310.000 judeus que viviam na Europa antes da tomada do poder pelos nazis, 6 milhões desapareceram.

 

Apenas

"Naturarte" e "Lápis de Carvão"
Comunicações aos colóquios em livros de cordel, publicados pela
Apenas Livros Lda.

Outros espaços da ciência no sítio:

Jardins

Naturalismo

Naturarte

Outros espaços da espiritualidade no sítio:

ISTA - site do Instituto S. Tomás de Aquino

Espirituais

Alquimia em Portugal - António Amorim da Costa

La Langue des Oiseaux - Richard Khaitzine

Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) - Guimarães
TriploV - Mapa - Cibercultura - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Surrealismo - CICTSUL

DIREITOS RESERVADOS
Sendo o TriploV uma publicação com fins exclusivamente culturais, cremos não usar indevidamente textos e imagens. Mas se tal acontecer, pedimos que o facto nos seja comunicado, para os retirarmos.

triplov@triplov.com
PORTUGAL

 
 
   

Última Actualização:
29-Jun-2006


hospedagem
Cyberdesigner:
M a g n o U r b a n o

 

.