1 de Outubro 66

Meu caro amigo

Eu vou muito melhor na minha importantíssima saúde. Faltaria ao meu dever se lhe não desse parte da chegada e colecção do nosso amigo Paulino. Chegou ontem de tarde e apenas à noite tivemos uma hora para examinar as aves. Veja o meu amigo como são as coisas, ele anunciou de Trás-os-Montes alguma coisa nova na nossa fauna, e no Porto foi aonde ele foi mais feliz. Viu no Cabedelo um bando grande de pássaros; matou 2 macho e fêmea, cuja espécie é a Plectrophane de neige (1). Chenu pág, 256 - Parte 5ª. Apenas os viu lá naquele dia. (Não digo a Emberiza nivalis) (2).

Também matou no Porto 3 espécies de andorinha-do-mar, das quais não vem uma delas nas suas instruções (segundo ele diz) (3).

Matou também um interessante palmípede do género Phalaropus Brissosa (4). Isto é muito interessante. Da colecção de Trás-os-Montes vi lá apenas uma calamoherpe muito pequena que ainda não conhecia e ele supunha ser um Phragmyte. O Paulino foi hoje ao juramento [?], não sei se antes de ir achou mais alguma coisa interessante na colecção de Trás-os-Montes. Só à noite mando esta carta para o correio.

Também lá vêm alguns exemplares da Emberiza hortulana (5), frequente lá. Fui à tal quinta próxima a Celas em que lhe falei na minha última, achei lá um Planorbis que me parece espécie que ainda não temos ou não tenho.

Não achámos mais coisa alguma interessante na colecção do Paulino. Nada trouxe de répteis.

Aceite visitas do Paulino e amigo

Bicheiro-mor

N.B. É com efeito um Fragmyte (6) o que trouxe o Paulino.



(1) Fam. Emberizidae. Plectrophenax nivalis - escrevedeira das neves, emberiza das neves, em Themido.

(2) O mesmo que na nota anterior.

(3) "Instrucções Praticas..." de Bocage (1862), obra que inclui uma lista das aves de Portugal que temos estado a usar.

(4) Themido menciona duas espécies. Uma delas é Phalaropus lobatus, Ph. hyperboreus in Oliveira, de que só se conheciam dois exemplares coligidos em Setembro. Falaropo-de-bico-fino em Sacarrão & Soares.

(5) Sombria (Sacarrão & Soares).

(6) Não está registado este nome nem Phragmitis como de género, sim como de espécie, em Acrocephalus phragmitis=A. schoenobaenus, a felosa dos juncos, em Themido.