REVISTA TRIPLOV
de Artes, Religiões e Ciências


Nova Série | 2010 | Número 04

 

 

O céu escureceu ao meio-dia, tão de repente que os carros acenderam os faróis. O dilúvio castigou a cidade durante horas. Chovia sempre quando o pessoal abrigado na entrada do posto telefônico viu aquele homem gordo vindo pela calçada, enfrentando o aguaceiro com um guarda-chuva pequeno demais para seu diâmetro.

Abriram alas para ele. O gordo mais gordo que qualquer um já tinha visto. Enorme, romboide, monumental. Com macacão de jeans, bolsa a tiracolo, sandália de franciscano. Ele olhou em volta e já fez cara de contrariado.

Viu todos os telefones ocupados, a maioria por vendedores, gente que ficava horas papagaiando, empurrando plano de saúde, curso de inglês, loteamento, clube de campo e até jazigo perpétuo em “cemitério-jardim com qualidade de Primeiro Mundo, minha senhora”, ouviu o papo de um deles.

Ficou rodeando, impaciente. Mal um sujeito desligou, deu o bote sobre o aparelho. Tirou uma agendinha do bolso da camisa, coçou seus três queixos e teclou.

DIRECÇÃO

 
Maria Estela Guedes  
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LUIZ ROBERTO GUEDES

 

[Alô, Alessandra]

 

[In Alguém para amar no fim de semana, contos [e] editorial \ Annablume, 2010]

 
 
 
 
 
 
 

Alô, Alessandra! É o Alex, da Teatrupe. E aí, tudo bem? Cê sumiu, nunca mais pintou no teatro. Tá estudando inglês? Vai pra Londres? Quando? Então a gente precisa se ver, tô com saudade. Vou estrear minha peça no mês que vem, sabia? O Sequestro do Prefeito. Não, não é comédia, tá mais pra tragicomédia. Por que você não vem ver um ensaio da gente uma noite dessas? Ah, cê tem que estudar. E na semana que vem? Ah, é? Ah, tá, então tá. Ligo pra você outro dia. Vou te mandar convite pra estreia, hein? Quero te ver lá. Um superbeijo!

Folheou rapidamente a agenda.

Oi, Isabela, como vão as coisas?

A mil por hora. No pique da grande agência de publicidade. Sem tempo nem pra dar um “treps”. Só bizness. Tinha que entrar em reunião agora, sem hora pra acabar, a gente marca um papo outra hora.

Era a deixa para a sua última fala. Saiu de cena com classe:

Grande Isa! Sucesso, moça. Superbeijo! Tchau.

Ligou para Vera, ficou sabendo que ela estava em alto mar, trabalhando num navio, em cruzeiro pelo Caribe.

Ela volta quando, vovó? Tá bom, eu ligo em dezembro. Um beijo pra senhora.

Pescou no bolso do macacão uma caixinha de chiclete, despejou uma pastilha na boca. Mastigou, folheou, teclou.

Alô, Mirella, tudo bem? É o Alex. Saudade...

Com voz macia, convidou-a para um ensaio, filme novo do Almodóvar, peça de Mário Bortolotto, show de blues, um sarau na Casa das Rosas, mas Mirella já tinha programa para os próximos 52 fins de semana.

Oi, Fabíola... É o Alex da Teatrupe, tudo bem?

Falava como locutor de rádio. Carinhoso, meloso, pegajoso. Tremendo bico-doce. Ganhou a atenção de todos para sua campanha romântica – “preciso de alguém para amar no fim de semana”.

Alô, Selma, Telma, Tamara, Rossana, Silvana, Valéria.

Ligados na novela, ouvintes involuntários foram virando espectadores simpáticos, talvez solidários, quase desejando que uma Cidinha dissesse “sim”, uma Jandira desse um trato no cara, uma Zuleide fosse tarada por um gordão.

Ele consultava a agenda, ponderando, batucando na mesa com o polegar robusto. No ar, um certo medo de um novo não.

 

Oi, Priscila, principiou sem esperança, sem vibração. Vai fazer o quê quarta-feira, sexta-feira, sábado, domingo, semana que vem? Ah, é? Ah, tá, ah, sei.

E rugiu, áspero, amargo, indignado, quer dizer que quarta-feira você vai tingir o cabelo, sexta-feira vai buscar sua tia no aeroporto, sábado é o casamento da sua prima, domingo você vai visitar sua vovó que tá dodói, e na semana que vem também não pode? Então me diz quando é que você pode! Diz, Priscila! Quando é que você vai ter tempo? Fala, Priscila! O quê? Ah, vai tomar no teu cu!

Bateu o telefone, pegou suas coisas e arrancou para a porta. Foi embora tomando chuva na cabeça, guarda-chuva fechado debaixo do braço.

Houve um silêncio que não foi preenchido por qualquer comentário, e logo cada um voltou a cuidar da própria vida, ou apenas continuou esperando a chuva passar.

 

 

Poeta, escritor e tradutor brasileiro, Luiz Roberto Guedes nasceu e vive em São Paulo. Publicou, entre outros, Calendário Lunático/Erotografia de Ana K, poemário bilíngue, português/italiano (Ciência do Acidente), Minima Immoralia/Dirty Limerix (Demônio Negro), a novela histórica O Mamaluco Voador (Travessa dos Editores), Alguém para amar no fim de semana, contos eróticos ([e] editorial\Annablume), e organizou Paixão por São Paulo, antologia poética paulistana (Terceiro Nome), com 71 poetas, de 1920 a 2003. 
É autor  de vários livros juvenis, como Treze Noites de Terror (Editora do Brasil), Armadilha para lobisomem (Cortez) e Meu Mestre de História Sobrenatural (Nankin). Letrista sob o pseudônimo de Paulo Flexa, tem parcerias com os compositores Luiz Guedes & Thomas Roth, Beto Guedes, César Rossini e Madan, entre outros.  Colabora com os sítios literários: www.cronopios.com.br e www.germinaliteratura.com.br    Correio electrónico: lrguedes@hotmail.com

 

 

© Maria Estela Guedes
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