Cadernos do ISTA . número 17
A verdade em processo

 

OS ESTUDOS BÍBLICOS HOJE:
Pluralidade dos métodos,
das abordagens e dos resultados

FRANCOLINO J. GONÇALVES

École Biblique et Archéologique Française . Jerusalém

 

1. O caso do livro de Isaías. História da sua exegese crítica

A diversidade do livro de Isaías é tão grande e tão flagrante que dificilmente podia passar despercebida, mesmo ao leitor tradicional que nele buscava antes de mais a palavra de Deus ou argumentos teológicos. Por isso não surpreende que o livro de Isaías tenha sido, que eu saiba, o primeiro de cuja diversidade se tenham tirado conclusões contrárias à tradição a respeito da sua unidade e da sua autoria. Isso aconteceu já em meados do séc XII.

Observando que a partir do cap. 40 o livro se refere à destruição de Babilónia por Ciro, rei dos Persas, e ao regresso a Jerusalém dos Judeus exilados na Babilónia, o judeu toledano Abraão Ibn Ezra (1089-1164) põe em dúvida que os cap. 40-66 sejam da autoria de Isaías e sugere que eles são obra de um profeta anónimo de fins do “exílio babilónico” (1). Ibn Ezra expressou a sua opinião de maneira muito velada, provavelmente por se tratar de um assunto muito delicado (2). Sem dúvida demasiado avançada para o seu tempo, a sugestão de Ibn Ezra não terá eco.

Entre os livros proféticos, o de Isaías foi um dos primeiros a ser submetido a um estudo histórico-crítico, o que, dado o seu teor, não surpreende. Isso deu-se no último quartel do séc. XVIII. Mais de seis séculos após Ibn Ezra e sem referência ao exegeta medieval, Döderlein (1746-1792) parte das mesmas observações de carácter histórico para chegar à mesma conclusão a respeito do autor de Is 40-66 e da data em que esses capítulos foram escritos. Havendo mudado os tempos, Döderlein não se limita a sugerir veladamente a sua conclusão, como fizera Ibn Ezra, mas afirma abertamente e justifica criticamente que os cap. 40-66 do livro de Isaías foram escritos por um autor anónimo do fim do exílio babilónico (3). Contrariamente à sugestão de Ibn Ezra, que ficou sem eco, a afirmação de Döderlein tornou-se opinião comum, sendo este exegeta o descobridor do que se convencionou chamar o Deutero-Isaías.

Eichhorn (1752-1827) esboçou um quadro mais complexo do livro de Isaías, designadamente da sua composição e das suas origens. Para este exegeta, o livro é uma espécie de antologia. Na sua origem estaria uma colectânea de oráculos de Isaías, que corresponde aos cap. 1-12. Haveria mais uns quantos oráculos de Isaías dispersos nos cap. 20, 30-31, 37 e 39. Além dos oráculos isaianos, o livro contém oráculos de vários profetas anónimos, de épocas diferentes, inclusivamente dos períodos exílico e pós-exílico, assim como outros textos de teor e de origem muito diversos: hinos provenientes de colectâneas líricas, relatos oriundos dos anais hebraicos ou de obras históricas, extractos de florilégios de carácter moral (4). Tendo isolado nos cap. 1-39 um estrato isaiano, Eichhorn foi o descobridor do que veio a chamar-se o Proto-Isaías (5).

Passado pouco mais de um século, Duhm, no seu comentário do livro de Isaías, publicado em 1892, distinguiu nos cap. 40-66 duas obras diferentes: uma nos cap. 40-55 e a outra nos cap. 56-66 (6). Assim tomou forma a hipótese histórico-crítica relativa ao livro de Isaías que se tornou clássica. Segundo esta hipótese, o livro de Isaías é constituido por três obras diferentes, escritas cada uma por seu autor e em tempos mais ou menos afastados entre si. Os cap. 1-39, cujo núcleo é formado por oráculos de Isaías ben Amós, porta-voz de Iavé do séc. VIII a. C., constituem o Proto-Isaías ou Primeiro Isaías. Os cap. 40-55, obra de um autor anónimo de começos do terceiro quartel do séc. VI a. C., formam o Deutero-Isaías ou Segundo Isaías. Finalmente, os cap. 56-66, obra de um ou de vários autores anónimos de fins do séc. VI ou do séc. V a. C., são chamados o Trito-Isaías ou Terceiro Isaías.

 

(1) M. F riedländer, The Commentary of Ibn Ezra on Isaiah. Edited from Mss. and Translated. with Notes, Introductions, and Indexes, New York, Philipp Feldheim, 1873.

(2) U. S imon, «Ibn Ezra Between Medievalism and Modernism: The Case of Isaiah XL-LXVI», em J. A. E merton (ed.), Congress Volume. Salamanca 1983 (SVT 36), Leiden, E. J. Brill, 1985, pp. 257-271.

(3) J. C. D öderlein, Esaias ex recensione textus hebraei ad fidem codicum manuscriptorum et versionum antiquarum latine vertit notasque varii argumenti subiecit, Editio tertium recognita, Norimbergae et Altdorfi, 1789. Veja-se M. M ulzer, « Döderlein und Deuterojesaja », Biblische Notizen 66 (1993) 15-22.

(4) J. C. E ichhorn, Einleitung ins Alte Testament, III, Leipzig, 1783, pp. 76-97.

(5) E. S ehmsdorf, Die Prophetenauslegung bei J. G. Eichhorn, Göttingen, Vandenhoeck & Ruprecht, 1971.

(6) B. D uhm, Das Buch Jesaja (Göttinger Handkommentar zum Alten Testament III/1), Tübingen, 1892. Duhm sugeriu que os cap. 56-66 constituem uma obra independente logo na primeira edição do comentário em 1892, mas foi na terceira edição, em 1914, que ele desenvolveu essa hipótese.

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