GALERIA DIFERENÇA
Cooperativa de Artistas Plásticos

Vanessa Chrystie

GALERIA DIFERENÇA

Vanessa Chrystie

Pintura

 

Inauguração dia 13 de Setembro das 15 às 20 hs. 

 

 
Na série mais recente de pinturas de Vanessa Chrystie (Londres, 1972), o acto de questionar é levado  ao mais profundo do nosso ser, do nosso coração, da nossa alma.

Ao longo da história, o coração tem sido considerado o receptáculo das nossas emoções, o símbolo da vitalidade e do amor, e o assento da nossa alma imortal. A sua representação, e a da anatomia humana em geral, tem sido sempre casta, quase reservada, com medo de ofender ou manchar o brilho desta mesma alma.

Em contraste, Vanessa Chrystie, procurando traçar um caminho até ao nosso núcleo mais íntimo, expõe-nos o órgão em si, nu, desprovido de qualquer elo, encurralado em jarros de vidro, potencialmente carente de qualquer significado metafísico.

E o que nós encontramos no nosso âmago é uma ausência.

Os nossos corações, precariamente enclausurados atrás do vidro, respondem-nos com um olhar fixo e mudo, como uma pergunta perturbadora a pairar sobre a nossa identidade, a nossa “alma”.

Nos trabalhos maiores, como "Ninhos", os corações são porosos, sem peso ou substância, redes através das quais a vida passa, mas nunca se instala. Embora o ciclo da vida esteja presente nestas obras, o mundo natural através do qual o vislumbramos é assombrante, fantasmagórico, como se estivesse somente temporariamente presente, à espera que os corações se esgotem, arrastando com eles qualquer  pretensão de permanência, de essência. 

O véu do normal e reconhecível é arrancado para revelar a dúvida, a angústia, a efemeridade e a fragilidade. À medida que nos aproximamos dos quadros em busca do que nos é familiar, somos envolvidos, vivemo-los, e somos inevitavelmente confrontados com as questões fundamentais que nos são colocadas: O que somos? Quem somos?  



Paolo Marinou-Blanco
Lisboa, 2008
 
Galeria Diferença
Rua S. Filipe Neri, 42 cave
1250 - 227 Lisboa
Tel: 21.3832193
Fax: 21.3853664
Novo endereço e-mail: diferenca@mail.telepac.pt
de Terça a Sábado das 15h00 às 20h00

Página principal - Diferença - Ciberarte - Ernesto de Sousa