MEDITANDO SOBRE O PARAÍSO
Por HELENA LANGROUVA
Doutorada pela Universidade Nova de Lisboa


Do jardim simbólico do paraíso à Árvore da Vida

Como ponte entre o paraíso místico reencontrado e o paraíso simbólico de um jardim onde se encontra a Árvore da Vida, faremos uma meditação sobre um comentário de Lanza del Vasto (1901-1980) relativo ao Paraíso e à Árvore da Vida, no livro do Génesis.

Meditaremos sobre a Árvore da Vida e sua preservação pelos serafins, no jardim do Éden, segundo o Génesis.

Terminaremos com uma breve sugestão sobre o urgência de se retomar hoje em dia uma procura de retorno ao paraíso, a necessidade da meditação sobre a Árvore da Vida do paraíso simbólico. O neoplatónico Gregório de Nissa interpretava o paraíso do Génesis no sentido místico. Lanza del Vasto que também aprofundou o pensamento neoplatónico convida ao regresso ao paraíso de ser e estar, o paraíso da Árvore da Vida, símbolo comum a todas as tradições. Trata-se da procura do jardim secreto interior, de um espaço interior que terá de renovar-se para se purificar e se tornar sagrado, a caminho de Deus ou, na expressão de Simone Weil, “à espera de Deus”.

 

Helena Langrouva no TriploV

Apenas

"Naturarte" e "Lápis de Carvão"
Comunicações aos colóquios em livros de cordel, publicados pela
Apenas Livros Lda.
TriploV - Mapa - Cibercultura - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Surrealismo - CICTSUL

DIREITOS RESERVADOS
Sendo o TriploV uma publicação com fins exclusivamente culturais, cremos não usar indevidamente textos e imagens. Mas se tal acontecer, pedimos que o facto nos seja comunicado, para os retirarmos.

triplov@triplov.com
PORTUGAL

 
 
   

Última Actualização:
09-Aug-2006