powered by FreeFind

 

 










LEONARDO BOFF:....:::.::

Solicitação

Petrópolis,  18 de abril de 2011.

Prezados amigos e amigas

Estamos no tempo da Quaresma  e da Páscoa. É ocasião de pensarmos em seu sentido  profundo de passagem e transição  não apenas  da escravidão para a liberdade (sentido judaico)  ou da morte para a ressurreição (sentido cristão) mas também da centração em nós mesmos para a solidariedade para com os que mais sofrem. É o sentido existencial desta festa.

É neste espírito pascal que venho solicitar o exercício da solidariedade de cada um  de vocês sempre na medida do possível.

Desde 2002 venho escrevendo semanalmente um artigo sobre os mais diferentes temas  como ecologia, etica, espiritualidade, análises da situação atual da Terra e da Humanidade. A acolhida tem sido tão generosa que grupos, por sua própria conta, os tem traduzido para o espanhol, ingles, italiano  e alemão. Tenho enviado o texto a  muitos jornais brasileiros, especialmente do interior, e a pessoas e entidades que compartilham semelhante visão de muito. Tudo é  oferecido voluntariamente, sem qualquer ônus.

Agora vem a  minha solicitação. Estou ligado, desde o início, ao Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis do qual sou presidente de honra e que existe há mais de 30 anos. Temos trabalhado sempre com os mais vulneráveis e marginalizados da sociedade. Importa dizer que Petrópolis, embora sua fama de cidade imperial, tem mais de cem comunidades pobres (favelas). A perspectiva é conferir autonomia às pessoas, atender suas muitas urgências a partir da perspectiva deles mesmos.  O que mais fizemos nestes anos  foi colaborar na organização dos meios populares e até de sindicatos livres.

A cidade, de tempos em tempos, é assolada por grandes deslizamentos nos quais muitos perdem suas casas e as vidas. Há anos, no verão de 1992/1993 quando cerca de 170 pessoas morreram e centenas de casas foram destruidas, foi o Centro de Defesa, por causa da omissão do poder público nacional e local,  que assumiu a organização do desabrigados. A partir daquele momento o Movimento dos Desabrigados com o apoio e participação do  Centro de Defesa conseguiu moradias para  1500 pessoas, a construção de cerca de 200 casas em mutirão e o assentamento de 500 outras pessoas num conjunto habitacional.

Entre outros projetos atualmente cerca de 120 jovens de comunidade frequentam as diversas iniciativas do projeto Arte/Educação para a ecocidadania.

O tsunami interno que tivemos em janeiro  deste ano no qual muitíssimos ficaram desabrigados e centenas morreram o Centro teve e tem uma atuação decisiva.

Sempre temos trabalhado com aperto financeiro mas cheios de generosidade em favor dos  invisíveis e esquecidos de nossa sociedade que, nós cristãos, os chamamos como Jesus os chamou de “meus irmãos e minhas irmãs menores”.

Nesse momento estamos, mais que em outras ocasiões, necessitados. Contamos com sua reciprocidade. Caso você se sinta sensibilizado qualquer contribuição, mesmo que pequena, será benvinda. A conta é  a seguinte:

Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
Banco  do Brasil
Agencia 0080-9
Conta corrente 26973-5
CNPJ  27.219.757/0001-27

Se alguém precisar de recibo dirija-se à Carla, secretária do Centro cujo e-mail é  cddh@cddh.org.br

Visite nosso portal ainda em construção e conheça um pouco mais de nossos vários projetos:  <http://www.cddh.org.br>

Façamos uma corrente do bem divulgando esta solicitação para pessoas ou entidades próximas a você.

Agradecemos pela generosidade e desejamos uma feliz e solar festa de Páscoa.

 
                                    Leonardo Boff
                       
                                Presidente de honra do CDDH

 
 

Leonardo Boff. Teólogo, filósofo, escritor e representante da Iniciativa Internacional da Carta da Terra.