Página principal - Espirituais - Naturalismo - Jardins - Teatro - Venda das Raparigas - Poesia - Letras
venda das raparigas . britiande . portugal . abertura: 2006

R.'.V.'.C.'. das Raparigas, nº 16,
segundo Carta Constitutiva Definitiva de 2 de Outubro de 2010

 
La Renouée e o Templo da Floresta
Por Stella Carbono
No passado dia 16 de novembro, o TGV levou-nos da Gare du Nord, em Paris, a Lille, onde nos esperava o Bom Primo Hubert para nos levar até ao lugar onde reúnem em geral os Bons Primos e as Boas Primas belgas e franceses da região da Flandres, cercanias de Valenciennes. Não foi fácil sair de Lille, devido aos camiões que bloqueavam as auto-estradas - em França como em Portugal, a incapacidade de os governos resolverem os problemas levantados pela crise provocam muitas reações populares.

No meio da floresta, rala como a Mata Atlântica de Curitiba, um pavilhão de caça acolheu-nos, a mesa posta para o almoço. Uma dezena de Bons Primos e Boas Primas aguardava-nos. Porém, antes do repasto, que contou com caldo de legumes, um cozido de couve e carnes, queijos e pudim, foi mostrado um power point com fotos e com a história de La Renouée, que vamos traduzir para instrução dos portugueses.

Luc Croize, Primo Mestre, manifestou o desejo de estreitamento de relações entre La Renouée e Vendas sul-americanas, em especial brasileira, que já conhecem, e paraguaia, tendo para isso a intenção de voltar ao Brasil, na companhia de mais dois Bons Primos.

Durante a nossa visita foi-nos mostrado o Templo, ao ar livre, com várias choças representadas por troncos de árvore, cada qual com a sua função cerimonial própria.

Agradecendo a hospitalidade, deixamos do encontro algumas imagens que mostram não só o templo na floresta mas como a floresta é o verdadeiro Templo.


Maria Estela Guedes . Casa dos Banhos . 3 de dezembro de 2013
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
LA RENOUÉE
http://www.rite-ancien-forestier.org/