Escrituras Editora
Colecção Ponte Velha
Autores portugueses publicados no Brasil





Lições de trevas

Fernando Guimarães
2006, São Paulo, Escrituras Editora

A Escrituras Editora, dentro da Coleção Ponte Velha, edição apoiada pelo Ministério da Cultura de Portugal e pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB), publica Lições de trevas, de Fernando Guimarães, prefaciado por Maria João Reynaud.

Lições de Trevas apresenta uma coletânea de poemas que constitui o núcleo de uma extensa edição em torno do envelhecimento e da morte. A partir dele, desenvolvem-se ciclos meditativos concêntricos, mais ou menos extensos, que descrevem um movimento progressivo das trevas para a luz, que se processa e se modula no presente da enunciação. O metaforismo do título explicita-se num dos poemas inicias com base na correspondência que é sugerida entre o obscuro significado da vida e o enigma da poesia, que se configura no vôo das “aves” ou das “trevas”, que se adensam quando se está mais perto do fim. O presente que assinala, poema a poema, o fluxo intermitente de um tempo interior, funciona simultaneamente como eixo de uma enunciação ostensivamente dialógica. Abrir um livro é dar-se conta daquela distância intransponível em que se vislumbra o rasto de quem o escreveu.

O livro perpassa uma reflexão sobre a própria poesia, que põe em jogo não só a relação entre escrita e leitura, mas o sentido que nasce do face-a-face que envolve a compreensão poética: as figuras do poeta e do leitor são constantemente convocadas por meio de palavras que pertencem à esfera do sensível e arrastam consigo um discretíssimo frêmito de emoção, ao arrepio de uma meditação tendencialmente abstrata e imagens que evocam o contato profundo com a realidade poética e a sua apreensão particular.

Fernando Guimarães nasceu no Porto, Portugal, em 1928. Tem publicado desde 1956 vários livros de poesia e ensaio. Alargou também a sua atividade à ficção e ao teatro. Seus livros de ensaio referem-se à poesia portuguesa desde o século XIX à atualidade e a questões relacionadas com a estética e a filosofia da arte. Tem desenvolvido uma atividade de crítico literário em Colóquio/Letras e J. L. - Jornal de Letras. Esteve ligado à direção das revistas Eros (1951-1958) e Limiar (1992-1999) e colaborou no livro coletivo As Palavras da Tribo, com uma edição especial acompanhada de uma serigrafia de José de Guimarães (1958). Foi-lhe conferido pela Universidade de Évora o prêmio Vergílio Ferreira, na modalidade de ensaio.  

Visite: www.escrituras.com.br.

Escrituras Editora e Distribuidora de Livros Ltda.
Rua Maestro Callia, 123, Vila Mariana - São Paulo, SP 04012-100 BRASIL
Telefax: (55 11) 5082.4190
imprensa@escrituras.com.br