Britiande
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande
Britiande
BRITIANDE
Britiande

ALGUMAS LENDAS DA REGIÃO DE LAMEGO,
em especial de mouras encantadas
Coligidas por Fernanda Frazão
As mouras encantadas do castelo de Lamego

«Um rei mouro, muito antigo, levado por poderosa fada feiticeira, mandou abrir, secretamente, no bairro do castelo, três túneis para uma sala, cada qual com a sua porta fechada. Mais, fez afixar uma legenda à entrada destas portas. Numa estava escrito: “peste que pode matar gente até uma légua em volta”; noutra: “tesouro de grande riqueza”; e numa terceira: “encantamento”. Mas, ficou também ali uma advertência: cuidado, que estão as legendas trocadas.

Este senhor do castelo, um dia, receando ser morto pelo nosso Rei D. Afonso Henriques, resolveu fugir, sem ver modo de levar consigo as suas três filhas “formosíssimas e jovens”. Assim, pediu a uma fada feiticeira que o acompanhava, que as encantasse. Tomaram as três lindas mouras o bálsamo do encantamento, que lhes permitia “duração eterna”, ficando guardadas “no dito subterrâneo aonde existem”...Também foi encerrado, noutro túnel, o tesouro real.

E lá se foi o rei mouro para os Algarves. Pensava voltar um dia, com a fada que lhe desencantaria as filhas, e haveria igualmente o tesouro escondido. Faleceu em Tavira. A fada que o acompanhou, também. Continuam no bairro do castelo as três princesas mouras... Quem as procura receia abrir por engano o túnel da peste, e todos têm desistido.»

Ferreira, Manuel dos Santos da Cerveira Pinto – O Douro no Garb Al-Ândalus: a Região de Lamego durante a Presença Árabe. Dissertação de mestrado em Património e Turismo. Universidade do Minho, 2004, pp. 80-81. http://hdl.handle.net/1822/3001

Página principal - Mapa - Jardins - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Viagens - Britiande
.