BRITIANDE
BRITIANDE
britiande
britiande
5100BRITiande
PORTUGAL
bRITIANDE
BRITIANDE
britiande
BRITIANDE
britiande
5100BRITiande

PORTUGAL

......................5100-344 . Britiande . Portugal

A TUNA DE BRITIANDE ACTUOU EM ESPANHA

Na sequência da sua participação no filo-café de Lamego, que teve lugar a 2 de Outubro passado no Teatro Ribeiro Conceição, a Tuna de Britiande, apesar de representada agora por apenas três instrumentistas - António Silva, Zeca Guedes Pereira e António Gomes - foi muito ovacionada no filo-café de Petín, em Espanha, no dia 7 de Novembro. Aproveitou-se a viagem para visitar Ourense, com o seu monumental centro histórico, em que se destacam a Sé e outras igrejas, e a bela Praza Mayor, rodeada por imponentes edifícios, com graciosas arcadas a proteger do sol e da chuva.

A acompanhar a Tuna, partiram também, na carrinha da Associação Juvenil, mais dois participantes na tertúlia: Aline Daka, uma jovem pintora brasileira, e eu, que acumulo à actuação, a reportagem de texto e imagem.

Foi um belo passeio por essa região central da Galiza, de montes recamados por bosques dourados pelo Outono, a bordejarem o Sil e outros rios entrecortados por frequentes barragens, que criam espelhos de água na paisagem. São os característicos «embalses» da região, a rodear Petín, a graciosa vila em que artistas de várias nacionalidades apresentaram as suas mais recentes criações - pintura, poesia, música, performance, etc..

Os filo-cafés, ou filós, para os amigos, realizam-se há doze anos sobretudo em Portugal e Espanha, graças à iniciativa de Alberto Augusto Miranda e da Incomunidade, em cujo sítio virtual -http://incomunidade.blogspot.com/ - se procede às inscrições, se apresentam os trabalhos dos criadores e as reportagens fotográficas dos espectáculos.

Mais informações e imagens estão disponíveis na Internet, no sítio da Incomunidade, em www.triplov.com e em vários blogues.

Maria Estela Guedes