O LEÃO EM ANGOLA
Teodósio Cabral, Henrique Galvão & Abel Pratas

Henrique Galvão caçador


Dormitório no mato


Reconhecimento do Cuando

Se tivéssemos de aconselhar itinerário em Angola a um caçador de leões, dir-Ihe-íamos que fosse ao Cuando, sem se deter no caminho, tanto mais que aí encontraria, com excepção do gorila e do búfalo vermelho, todas as mais espécies venatórias de Angola. Mas se o homem não pudesse ir tão longe nem quisesse arrostar com tão maus caminhos, assinalar-lhe-íamos, como estações de leão mais próximas, a Serra da CheIa, desde as terras adjacentes ao Deserto até às proximidades do Planalto, as regiões do Bicuar, Capelongo, Mupa, Cassinga, Mulondo, Quiteve, Dongoena, Ruacaná, Otchinjau, e, duma maneira geral, quase todo o Alto e Baixo Cunene, até às margens direita e esquerda do Cubango; mais ao Norte, na província de Benguela, encontrá-lo-ia especialmente nas regiões de Quilengues e do Coporolo até Catengue; na província de Luanda podia dar com ele na Quissama; no Alto Cuanza também o podia topar, bem como em todo o caminho que vai de Silva Porto aos Luchazes e nas anharas do distrito do Mochico, durante a estação seca; em terras de Malange seria quase certo, bem como em todo o itinerário seguido pelo gado de abastecimento que vai do Sul para a Companhia dos Diamantes.

E bem podia ser que o nosso caçador viesse a matar leões também noutros lugares - talvez a poucos quilómetros de Benguela, onde já têm sido mortos aos pares, talvez nas matas do Cazengo e em Pungo Andongo, talvez no Deserto de Moçâmedes e mesmo no próprio Congo.

O tipo vulgar do leão de Angola, salvas as restrições que fizemos, é o do chamado «Leão do Senegal», se bem que em toda a parte onde o leão existe se assinalem, mais ou menos, outros tipos africanos - e até um tipo de leão sem juba, pequeno e geralmente arrevesado de carácter, que prefere as regiões montanhosas como a CheIa e é conhecido pelo nome vulgar de «leão das pedras».

O Ieão de juba negra também é abundante, especialmente no Cuando.

Com excepção do leão das pedras, aliás muito pouco abundante, os leões de Angola - como afinal os de toda a África - são animais magníficos, de grande corpulência, que vão por vezes até bastante mais de duzentos quilos de peso e cujas medidas oscilam entre 0m,80 e 1m,10, da pata ao garrote, por 2m,50 a 3m,10, da ponta do nariz à ponta da cauda.

As fêmeas são bastante menos corpulentas: 0m,70 a 0m1,90 de altura, por 2m,50 a 2m,70 de comprimento.

Os números que indicamos são números médios, pois a estatura dos leões adultos é muito variável, como o pode ser a estatura dos homens. Até na mesma matilha se encontram, muitas vezes, leões adultos, de corpulências muito variadas.

Da Vida e da Morte dos Bichos, vol. III: 31-32


Le Lion. Em Buffon (1856)