BUFFONIANA (ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XIX) / NOTA
www.triplov.com
29-07-2003
Home Next

aaa

Como acontece usualmente no TriploV, a nomenclatura usada para identificar os animais é a dos autores em cujas obras as estampas vêm publicadas.

Algumas imagens do tomo V desta edição das obras completas de Buffon, que em grande parte é dedicado aos animais domésticos, merecem um comentário: além da preocupação de mimese, nota-se por parte dos artistas um laço afectivo com os animais. Manifesta-se na tendência para os representar como se fossem juvenis - formas arredondadas, ar manso, desejoso de protecção - traços bem conhecidos hoje da Etologia. O objectivo da ilustração científica não é o de mostrar como são os animais (indivíduos), e ainda menos o de os aproximar do homem por laços de amizade, sim o de exibir as diferenças, através dos caracteres discriminantes das espécies (populações).

São vários os artistas, entre eles Edouard Traviès, Meunier e Mme Fournier.

Maria Estela Guedes