Mapa - Letras - Naturalismo - Teatro - Helder Costa- Revista Triplov 


 
 
 
 

 

 

 

 

 

HELDER COSTA
A serpente bíblica
Muito se tem falado do Trump e das razões da sua vitória graças ao sistema eleitoral dos Estados Unidos, o tal país da verdadeira democracia. Onde a velha máxima "uma pessoa, um voto" não conta. Porque depois há uns representantes dos vários Estados que decidem quem vai ser Presidente... Recordo que depois do terramoto que foi a campanha do Humberto Delgado em 1958, o nosso amável ditador decidiu que a próxima campanha eleitoral seria travada (efectuada, mas também "travada") na Assembleia Nacional do decadente Estado Novo. Enfim!, as boas ideias sempre encontram terreno para frutificarem.

Voltando ao Trump e à verdadeira vitória da Ku-Klux-Klan e dos Criacionistas que proibem o ensino do Darwin e qualquer avanço científico, recordei possíveis metáforas da Biblia. Em criancinhas ensinaram-nos que uma pérfida serpente (talvez misógina), enganou a pobre Eva... e assim fomos condenados a viver na Terra, trabalhando e sofrendo... Será que o Trump é a reencarnação dessa serpente? Misógino, ladrão, mentiroso, astuto e charlatão, é. Ainda por cima começou a desdizer algumas bravatas. Mudando de pele, como as serpentes. Claro que já começaram a surgir análises e projectos de brilhantes intelectuais afirmando que ele não vai ser nada mau, que até é bom dar um abanão nisto tudo, que temos de ter calma e nada de protestos.

As serpentes foram muitas vezes acompanhadas pelos célebres encantadores que tocavam maviosas melodias. Para o povo ficar de boca aberta, acreditar em fantasias e milagres e continuar de algibeiras vazias.
 

Hélder Costa (Grândola, 1939) é um encenador, actor e dramaturgo português. Foi um dos membros fundadores do grupo A Barraca, onde é encenador e diretor artístico. A companhia obteve o prémio UNESCO, em 1992.

 

 
 

 

 

   
Bibliografia Científica - Botânica - Cibercultura/Ciberarte - Colóquios - Espírito - Ficção - Gnose - Herpetologia - História -
Instituto S.Tomás De Aquino (ISTA) - Letras - Links - Naturalismo - Naturarte - Normas - Ornitologia - Poesia -
Surrealismo - Teatro - Venda das Raparigas - Viagens-Lugares - Zoo_Ilógico
   




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano