Meu caro Amigo -

Sinto os seus padecimentos e desejo-lhe o restabelecimento. Veja se pode deixar a regência da cadeira, tanto por causa da saúde como por lhe ficar mais tempo livre para os trabalhos do museu. Recebi ontem a sua carta. Não falei por ora com o Paulino o que farei hoje na Foja. Continua a dar exemplares de boas espécies - Astur palumbarius (1) (Açor) e Machetes pugnax L. (combatente) (2). O Paulino recebeu um exemplar de cada um deles. Ainda não os conhecíamos. O pugnax não tem o robe de noces [?] e parece-me que não viram a que sexo pertence; o Paulino comete às vezes estas faltas, o que não é bom. Estou admirado das frequentes remessas vindas da África. O Augusto é magnífico [...]; eu tenho muita inveja [...] nos trabalhos bicheiros ao temer que se opusesse a ele ir para lá!! (3) Peço-lhe o favor de me participar sempre a vinda das tais remessas pois são para mim muito agradáveis.

Não pude ir ontem a novas da Chyoglossa (4) pois tive em casa gente de fora.

Diz-me o António que posso ir algum dia da semana próxima, que ele está [...] é que vamos com certeza. Se o meu amigo quiser, pode mandar um folheto da descrição dos Crustáceos [?] de Coimbra ao nosso Paulino, que ainda não o tem. Na carta não me diz por não ter tempo, de que consta a última remessa de África; peço-lhe que mo diga assim que me escrever [...] se está restabelecido.

Diz-me agora o nosso Paulino que há-de ver as espécies que tem, e as que pode dar. Sei também que o meu primo... o Capitão Vieira foi a Lisboa sem mo dizer e que falou lá com o meu amigo.

Visitas do Paulino.

Amigo do Coração

Bicheiro

Sexta-feira 67


(1) Astur palumbarius - Accipiter gentilis - açor.

(2) Machetes pugnax - Philomachus pugnax - combatente.

(3) A carta tem muitos sectores ilegíveis.

(4) Chioglossa.