Domingo, 18 de Março 66

Meu caro amigo

Não tenho recebido carta sua; será por doença ou pelos seus muitos afazeres?

Tem estado aqui o nosso amigo Paulino que visto não poder apanhar insectos por causa do péssimo tempo, apanha plantas ou mata pássaros, para lhes preparar as peles.

Bem sabe que está e tem estado o tempo muito impróprio para bichanar. Tenho apenas um bom exemplar de Pelobatus (1) cultripes macho; apareceu no meu laranjal sendo desenterrado pelos trabalhadores que ali cavavam. Falei com o Dr. Albino que recebeu do Algarve grande porção de conchas terrestres que não prestavam entre as quais veio um caracol que ele não supunha existir no Algarve. Se o Albino não lhe tem falado no tal caracol, eu pergunto-lhe o nome da espécie, que não me lembra.

O Carlos Machado disse-me que o periódico científico sairá à luz no mês próximo.

Estou por enquanto livre de jurado pelo despacho do Juiz para o Porto. Veremos se continuarei, ou se me deixam por esta vez.

Apesar das trovoadas, chuvas, e neve, os pássaros querem já criar. Achei um ninho com ovos do serinus meridionalis (2). As andorinhas (urbica) (3) chegaram no dia 23 do próximo passado Fevereiro, mais tarde 5 dias do que no ano passado.

Não tenho por ora visto outros pássaros de arribação. Estou descontente por não haver obra elementar sobre peixes da Europa. Eu podia prestar alguns serviços ao nosso Museu indo algumas vezes a Aveiro e a Buarcos mas para isso era preciso que eu conhecesse os peixes. Vou tirar licença para uso de espingarda, não matando [...]

Pode ser que ainda não saiba o seguinte facto. Um empregado em Coimbra foi a Lisboa na 1ª classe aonde encontrou o Feroz irmão do José de Morais e julgando que um tapete de pano-pele, que viu no comboio pertencia ao dito Feroz, pediu-lhe licença para nele embrulhar os pés e as pernas. Chegados a Pombal separaram-se, recomendando o Feroz ao empregado que entregasse o tapete em Lisboa ao José de Morais. Mal o empregado chega a Lisboa apeia-se levando o tapete debaixo do braço, e logo foi apanhado por um empregado do caminho-de-ferro que lhe fez largar a trouxa e ficar com o nome de ladrão! A minha espingarda de 2 canos servia para os bichos ferozes. Quando tiver de seu algum tempo disponível dê notícias suas ao

Seu amigo do coração

Bicheiro-Mor


(1) Pelobates - sapo.

(2) Serinus serinus - chamariz.

(3) Delichon urbica - andorinha dos beirais.