Revista TriploV de Artes, Religiões e Ciências

Direção|Maria Estela Guedes & Floriano Martins

PÁGINA INDEX SALÃO DO FOLHETIM

 

salão do folhetim

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal de Poesia Brasil

Banda Hispânica
Brasil

Incomunidade
Portugal

 

La Otra
México

TriploG
Portugal

Matérika
Costa Rica

 
 

 

 

Autores

Normas de publicação

 
 

MARIA DO SAMEIRO BARROSO

 

 A ARTE CURATIVA DOS CELTAS

I

os povos celtas

Resumo 

Após definir as populações de língua celta, bem como o seu território de origem e rotas de expansão, deter-me-ei sobre a revisão dos achados arqueológicos relativos a crânios trepanados, em particular 15 do período Hallstatt, La Tène, final da Idade do Ferro, em esqueletos encontrados em cemitérios da Áustria, perto de Salzburg e Viena.

Os Celtas não tinham médicos de profissão. Eram os druidas que exerciam as acções preventivas e curativas, no âmbito de uma religião mágico-xamânica que preconizava estilos de vida saudáveis e visava o restabelecimento e o fortalecimento de energias. Os druidas não deixaram nada escrito, nem uma tradição oral estruturada. Os seus conhecimentos são reconstituídos através de testemunhos romanos e da tradição celta escrita posterior. Os druidas utilizavam preces, amuletos e possuíam um vasto conhecimento das propriedades medicinais das plantas, das quais, a sua preferida era o visco. A sua medicina manteve-se autónoma, apesar do intercâmbio com a medicina grega, a partir do século IV a. C.

Há indícios de que as mulheres podiam exercer as funções de druidas, desde o período de La Tène, tendo sido encontrado o corpo de uma cirurgiã de elevado estatuto social, enterrado juntamente com fíbulas, amuletos e instrumentos cirúrgicos.

Em períodos posteriores, há indícios de que as mulheres teriam ajudado nos partos, como curiosas ou como parteiras e de que tenham praticado o aborto. Por esse motivo foram acusadas de bruxaria e punidas, tendo sido vítimas da fogueira, até ao século XVIII [2].

Figura 1 – Mapa das deslocações dos Celtas depois do período de Hallststadt, in T. W. Rolleston, Introdução de Arthur Cotterell, Guia Ilustrado de Mitologia Celta (The Illustrated Guide to Celtic Mythology), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993p. 8.

Os povos celtas

Parece não existir uma Proto-História indo-europeia comum. As invasões indo-europeias, onde quer que se manifestem, marcam o fim das idades líticas e o início das da Idade do Cobre e do Bronze,na primeira metade do segundo milénio.. Alguns autores, tais como Dotin e Henri Hubert, falam de Celtas da Idade do Bronze. No entanto, parece não haver consenso entre arqueólogos e filólogos. A este período corresponderia a Idade de Ouro dos Celtas, cujos limites são mal definidos [3].

Na realidade, não se sabe exactamente de onde vieram os Celtas. Pensa-se que foram seguidores dos povos das estepes asiáticas que começaram a domesticar cavalos no III milénio, aparentados com os povos da Cultura dos kurganes que ocuparam a região do Cáucaso até ao Mar Negro. Com o decorrer dos séculos, foram-se dirigindo para o Oeste. Os Celtas posteriores fazem parte dos povos indo-germânicos que habitavam a região inferior do Volga.

Estes povos eram nómadas que, possivelmente, já vinham de outras regiões e que se misturaram com outros povos[4].

Chamam-se Celtas aos povos falaram a língua celta, ramo do noroeste do grande grupo da família das línguas indo-europeias. Pertencem a este ramo as línguas germânicas, itálicas e báltico-eslavas, o ilírio-venético, o grego, o arménio, o indo-iraniano, o hitita, o trocário, o trácio e o frígio.

As línguas celtas dividem-se em dois grandes grupos, o gálico (ou gaulês) e o galo-britânico, às quais pertence a maioria dos dialectos falados ainda hoje na Irlanda, Escócia, País de Gales e Bretanha[5].

A região originária dos Celtas situa-se no Sudoeste da Alemanha, o Norte e a região central da Suíça, a região do Reno até Colónia, à qual pertencem a Alsácia e o Oeste de França [6].

O apogeu da cultura céltica situa-se nas culturas de Hallstat e La Tène correspondem às estações arqueológicas com o mesmo nome e datam de 1200 a 750 e de 400 a 200 a. C. A civilização dos Campos de Urnas, na Espanha, assim chamada porque os Celtas queimavam os mortos e depositavam as cinzas em urnas é outro dos pontos de origem deste povo. Esta civilização, também chamada civilização de Lusace, representa, em toda a Europa, o desabrochar da Idade do Bronze[7].

Foram necessários cerca de 700 anos até que os Celtas fossem mencionados, por escrito, tal como os conhecemos hoje. No séc. V a. C. Hecateu de Mileto, mencionou uma colónia celta, referindo a origem da costa da Ligúria como “Keltiké”.

Depois dele, Platão (428/27-349/48 a. C.) manifestou a sua opinião em relação à mentalidade guerreira e pelo seu gosto colectivo por bebidas alcoólicas. Mesmo quando o grego Políbio (200-120 a. C.) nas suas descrições históricas, faça uma pequena incursão nos Celtas, estas, juntamente com as do seu colega Posidónio de Apameia (135-51/50) a. C.) são fontes importantes. Infelizmente, os originais destes documentos não se conservaram. Conhecemos apenas citações de autores posteriores.

Possuímos informação abundante sobre a vida dos Celtas na obra de Caio Júlio César, De Bello Gallico. Entre 58-51, César era pró-consul romano e, à frente dos exércitos, conquistou a Gália. César foi o primeiro autor que distinguiu os Celtas dos Germanos, que viviam no Nordeste, por razões linguísticas. As populações que viviam no lado direito do Reno, nas terras celtas do Norte, chamavam-se a si próprios Suevos. hoje, supõe-se que os Celtas se designavam como Germanos. Havia dois ramos de tribos Celtas, uma no alto Reno e outro em Espanha, que assim se designavam.

Nos apontamentos de César, ouve-se falar de grandes centros, semelhantes a cidades, que ele chamou Oppida. Tito Lívio (79 a. C.-17 d. C.), com sua obra História de Roma, também constitui uma das nossas fontes mais importantes. O seu contemporâneo Estrabão de Amaseia (64/63 a. C. – 23 d. C.) tratou, na sua Geografia, o Norte da Europa e os seus habitantes.

Em Plínio, o Velho (23/24 a. C.-79 d. C.) há muitas citações dos seus relatos, referentes ao mundo celta. Também em Plínio, obtemos informação sobre de como os druidas apanhavam plantas medicinais, como por exemplo, o visco do carvalho, o licopódio ou a verbena e que rituais utilizavam[8].

A Oeste do Reno, já no séc VI, as tribos germânicas tinham começado a empurrar os celtas de língua gaulesa, para Espanha, através do Sul de França., e, por outro lado, para o baixo Reno e a Bretanha, para as Ilhas Britânicas.

A partir do séc.V a.C., os Celtas instalam-se numa área que vai da Península Ibérica, à Irlanda e Inglaterra e até à Ásia Menor, onde são conhecidos como Gálatas[9]. São conhecidos como Ķελτοτ, pelos Gregos, como Celtae, Galli, Celtici, pelos latinos. Até à época de César e de Tácito, os Antigos confundiram-nos com os Germanos[10].

Depois do período de Hallsatdt, as deslocações dos Celtas levaram-nos à maior  parte da  Europa, onde tomaram nomes diferentes, Gauleses, Bretões, de acordo com a língua que falavam ( Figura 1)[11]

Este período corresponde à Cultura de Là Tene ou Segunda Idade do Ferro. A expansão dos Celtas foi travada por Germânicos, Romanos e Dácios[12].

No período da sua maior expansão, ocuparam uma grande parte da Europa, desde a Anatólia central à Irlanda.

Segundo Tácito, na Gália viviam sessenta e quatro tribos, na Galácia (no interior da Anatólia)seis, na Irlanda, cinco e, na Península Ibérica cinco. As tribos mais pequenas tinham um máximo de 50 000 membros, as maiores, até 20 000, que se dividiam em sub-tribos.

Cada tribo tinha o seu próprio rei. No tempo de César, dinastias de nobres tinham tomado o poder. Um rei celta não tinha apenas o comando da guerra mas também missões sagradas. O rei Deiotarus da Galácia foi um dos videntes mais famosos do seu tempo.

Para os reis, os cuidados de saúde tinham um papel muito importante. Era seu dever manter o corpo incólume. Em caso contrário, temia-se que a graça dos deuses fosse retirada [13].

Em 200 a. C., a Gália Cisalpina foi conquistada pelos Romanos, a Numância, em Espanha, foi tomada em 133, a província Narbonense, em 123 e a Gália propriamente dita foi conquistada entre 58 e 52, por Júlio César, que derrotou o chefe gaulês, Vercingetorix, na Alésia, tendo posto fim posto fim à independência política, religiosa e linguística dos Celtas.

 

Revista de Artes, Religiões e Ciências
Nº 02 | Novembro de 2009

NOTAS

[2]Conferência apresentada, em tópicos, no Colóquio Internacional, Nas Alturas dos Celtas. Boticas no Tecto do Mundo, 8, 9, 10 de Maio de 2009.
[3] François Led Roux, Christian-J. Guyonvarc’c, A Civilização Celta (La Civilization Celtique), Publicações Europa-América, Lisboa, 1990, p. 51.
[4 Claus Krämer, Die Heilkunst der Kelten, Verlag Hermann Bauer, Freiburg in Breisgau, 2002 (6.Auflage 2008), p. 25.
[5] Julius Pokorny, Altkeltische Dictungen, Aus dem Irisch-Gälischen und Cymerischen übertragen und eingeleitet, A. Francke Ag. Verlag Bern, 1944, pp. 12- 14.
[6] Julius Pokorny, Altkeltische Dictungen, Aus dem Irisch-Gälischen und Cymerischen übertragen und eingeleitet, A. Francke Ag. Verlag Bern, 1944, pp. 12- 14.
[7] Cfr. François Led Roux, Christian-J. Guyonvarc’c, A Civilização Celta, p. 51.
[8] Claus Krämer, Die Heilkunst der Kelten, p. 26.
[9] Julius Pokorny, Altkeltische Dictungen, p. 14.
[10] François Led Roux, Christian-J. Guyonvarc’c, A Civilização Celta, p. 15.
[11] T. W. Rolleston, Introdução de Arthur Cotterell, Guia Ilustrado de Mitologia Celta (The Illustrated Guide to Celtic Mythology), Lisboa, Círculo de Leitores, 1993, p. 8.
[12] Mircea Eliade, Ion P. Couliano, Dicionário das Religiões (Diccionnaire des Religions), Publicações D. Quixote, Lisboa, 1990, p. 79.
[13] Claus Krämer, Die Heilkunst der Kelten, pp. 30-31.

Maria do Sameiro Barroso.
Médica, escritora, germanista, investigadora, doutoranda da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Livros de poesia publicados: O Rubro das Papoilas, 1987, 1998, Rósea Litania, 1997, Mnemósine, 1997, Jardins Imperfeitos, 1999, Meandros Translúcidos, 2006, Amantes da Neblina, 2007, As Vindimas da Noite, 2008, Prémio António Patrício, 2008, da SOPEAM, considerado um dos quatro melhores livros do ano pelo Diário de Notícias. Vencedora do Premio Internacional Poesia Palavra Ibérica 2009, com o original Uma Ânfora no Horizonte.
Integra os actuais Corpos Directivos do Pen Club Português.
Contacto: msameirobarroso@gmail.com

CONTATOS

 
site search by freefind advanced

Maria Estela Guedes
Rua Direita, 131
5100-344 Britiande | Portugal
estela@triplov.com

Floriano Martins
Caixa Postal 52874 - Ag. Aldeota
Fortaleza CE 60150-970 | BRASIL
floriano.agulha@gmail.com

 
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
Não aceitamos trabalhos não solicitados
 
 
 

Portugal Brasil
Fortaleza | Britiande
Britiande 27.08.09

©
Revista TriploV
Português | Español | Français