PSICOMORFILUM / XANGAIADA CHIC-CHOC / Os barrocos de Marrocos
PEDRO PROENÇA (ROMANCE E PINTURAS)
08-10-2003 www.triplov.com

Previous Home Next

baroc




(B)

Imago, demago, tremago, anagatemas gutúricos, griturais: filarmónica de uma prinçolesa purguiçosa.

Guero zider: umagaja destaccata\ushke. E Bordardim Birreiro - O Libro das Solenidades Solenidouradas Soldemiradolimadas.

Soldemoura. Mural. Muralhal. Mourisca mirada mirrada. Mosta melgálica. Morcequalita aqudíssima aquidáctila.

Imaga bilial de uma cara/recortada/ratada/rara:

- precisa ou precisamente preciosa. Porcelanosa porção. Os milititares des-gola-guizam nos desfiladeiros em filas, funis, fitas, finos fadios e fedeios.

A pintura descomeça a conarguizar-se de sorumbática. A vigarização textural toma a preponderância papeliocal. Os ritmos empregam-se c'est domage contemporâniodidaticamente como navalhas furacais. As unhas rangem-tangem as liras louras-lindas. Clorofórmios sódios e terbentinas conjuntam-se.

Era imensamente. Raptada, amputada, computada, ela (a picassura) desenvulvaía-se nas post-ckloox (o pó das horas), debruçando-se singela sobre o gelo, a geleia e a ginástica. Desbruça-va-se. Avionava-se. Avia-ava-se. E volatibilizava-se no mais puro segredo sacramental de bafios e bálsamos.

Depois a matemática coibia-se em poses de cigano. Volvia-se em dedos-luvas de poliretano, em máquinas vádias, em andróginos vagarosos, cautelosos, despistosos, incontrolosos. E desvairos. E a indecisão fundava-se com os seus métodos simples de uma lógica puricamente sompora, sononora. Sonoplástica? Suspiráfrica? E as antibas e o ecoador e as hespérides orientais?

2 - Ah! Se medievava e adarava nos altolares de Aladão o famoso ladrão (ou seria Babaliba?) que com a sua lampurina pruficuou até aos remorsos desperigos de uma colonial retirada.

Não-Não é vergonha. As varandas tremem como malvas siamesas. Jerusalém está cunhada em medalhas de mim. Mederlim. Merlim modulático e medioppédico. E eu sorvias as ditas sopas com farelos e impurezas e pão (o fágil Pã), que do centeio às eiras e riscos das guituras e guitaras desdenhavam o desenho do desdém. E a adamástica adamastórica mástrica beleza de um medo infundilhado que as esporas e as noras do dividento dristão ao dempo e ao dóico…

Non, je troube la proube enssencial. La continuidada ineludable del cistro anamour dadagrama.

E a pose exebia-se como um lírio perdido no sexo insensado de uma bórgiaburguesa e bracaral braguesa. As violas começavam no norte. A justificação irrompia tentífona, andipódica, onthonida. E a possância justiciava-se apesar da tutti ignorantia.

Como? - Propriamente. Pestilenthonestamente pasmagunto: que estimuledo é ante? Pistashe, pastiche, picasso. E a maneira comercial de la navidad, a buscada florida floresta de naves, de neves, de noves. E o dinheiro drenado, distribuído e dourado naquela pocilga verdosa e vistosa. Sob elha desaguavam arquadas arcadicamente arquivadas e arcatléticas.

Não porque? O meu inclusive biógrafo insistiu, existiu, ossostio, essestio, sonhou? E as espanholas enrodilhavam em rondas e redondas e redondilhas e danças de bilhas e rodadas ruidosamente pagas e regos de rocinante ou «rasgos» colhidos nos nodais férteis do prado. Doidas por toda a ancestralidade. Ou cher Henry the eighth: «company is honesty». O que aprovava a circunstância métrica de igualdade com o descontencioso todo prevido/parcelado, parcelamentado ou parlamentadamente lamentado (in memoriam Lamentour & Birmarder). O golo antevia-se e a baliza continuava aberta.

3- O que queria era dizer Rabo. De rabicho e rabanada e rabão. E também roubo. Que me perdoue Mercúrio e todos de que incúrio. Doidodal, Didoalético, Neanthermal e Monocádico. A razão transparente que de cismo em ismo e de cisma em isma trepa que nem um fagote para as transtrevas. Ah, quem esse costums de imperiosa espécie cohapellide de maneirismo modal ou masturbismo banal! Reporém, a minha aposta aí é deposta!

E as corrigendas e as comendas com o aparte de fantástico (e fanático assado). Aí resinainside! E o meu amudo em Hamburgo, o meu ardor em Burgos, o meu calor em Absurdo. A Malícia no país das Aversetavias.

Despejadamente é repois canastrona cadastrada. E divagular a Milão vai dedilhada em manadas de caracóis com os seus pauzinhos aos sóis, os seus palitos bem eriçados, as suas cáries aguçadas (no lo compreendo hermana!). Triste Leão Hebreu: tristostão indolente: grandiloquente serenata eleva a tua eleviandade de gatada aos píncaros-fíncaros de Proteu. Quem foi esso?