powered by FreeFind







PEDRO PROENÇA
Orquideias atópicas
 

 

  1. Da mesma forma que as mulheres são bíblicas antes de serem belas, os homens são um húmus amassável, um acontecimento «difícil de assinalar». Não é na vulva que eles se familiarizam com a origem mas em algo que é um sindroma verbal - pedem ao inominável que a glória original, simplesmente proferida, contamine o barro brejeiro.
  2. Não sei encenar regressos enquanto segredos. Só sei ser exuberante, mesmo quando contaminada por paixões ambíguas.
  3. A caça apoderava-se dela como uma comichão verde - poderiam dar-lhe o nome rebuscado de «ninfa», mas era somente a recusa instintiva da monotonia da terra lavrável.
  4. É fatal a devoção do povo ao que quer que seja, mesmo no auge fracassado dos espasmos revolucionários - só ao indiscreto é dado o cume.
  5. Depois dos excessos o prazer surge como um sono excessivamente cru - um «a posteriori» áspero, embora mais doce que os inefáveis samadhis.
  6. O terror é o afogamento da glória e a literalidade mais pura. A glória, por seu lado, é a explosão de todos os afectos, ainda que imperfeitos.
  7. As notícias que violentamente se infiltraram nas nossas vidas, vindas por fúria televisiva ou inclemência das porteiras, são sucedâneas de algo terrivelmente angélico - não, não implores notícias aos deuses!
  8. Só há erros, excessos da fortuna, mudanças contínuas, idas sem lar - e mesmo a gramática em que registamos essas errâncias, por mais latina que seja, deixa escapar um fedor a imperfeição canalha.
  9. São demasiado expansivas as cores, muito para além da devassidão que no fundo apenas ambiciona a cristalização na Forma - a cor, como desmesurada monstruosidade, é a imprecisão que torna a pele fascinante e praticável.
  10. As línguas estão demasiado atarefadas nas canseiras lúbricas para soltarem sequer o mínimo arrufo guerreiro.
  11. Só a acidentalidade exótica me faz mover.
  12. Nada é inconsolávelmente ou subitamente definitivo - mesmo no retrocesso ou na derrota estamos condenados a ser chamuscados por uma graça insólita.
  13. Estou certo de que tagarelarás como uma gralha, assegurando que o nosso amor é ambígua guerra de minúsculos aspectos - o doce desconcerto dá mais um passo em frente.
  14. Era extraordinariamente prático esse modo incontornável de não residir, de ir indo, como se vai o sol ou os dias.
  15. A comparação era inclusive anterior às distinções mais elementares e ao mundo ter sido chamado para glória.
  16. Como se as estátuas, num modo assaz ofídio, largassem suas brancas peles de grega métrica.
  17. Já entendemos que as construções foram deveras feitas para as baratas ou os carecas perderem seus últimos cabelos.
  18. As revoluções são esquivos avanços de um Não figurado e parecem ignorar os Sins que se avizinham a cada encruzilhada.
  19. Contento-me com esta enxuta finitude como se fosse uma brincadeira assinalável.
  20. O rosto só se revela plenamente na escuridão mais cortante - são os cegos que melhor compreendem a subtileza palpitante das faces.

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano