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Pedro Proença......

DO AMOR E MUITO MAIS OU O ASSENHORAMENTO DOS SONETOS SEGUNDO SONIANTONIA & SANDRALEXANDRA : INDEX

MI, MIM, MIGAS

Meus olhos bebem o seu coração com muita tinta da china.

Um lugar quiçá comum é o mundo largo – banalíssima vagueza.

Ai, a tortura de tutorar a juventude!

Desaguizada nas subtilezas ideadas do mundo.

Assim a vasta vaidade cozinhamos perigosamente...

Fere-me não com olho tremido mas com linguado servido.

Chicoteim-me mil sofismas pela imorredoura arte – e que a pretexto de sofismar me confidêncie sem juramento, que o ajuramentado é já perfidia ao entregar as suas sinceridades nas carrascas mãos da linguagem.

Deixa-me desculpar as tretas, de tal guiza que chegues ao cúmulo de desejar que prossiga jocosamente em artificiais desculpabilidades – que te fazem os olhos mais humedecentes, não sei se de ternura se de cativa alegria.

Olhos bonitos de amigas acompanham bem umas migas.

Uma cara que se afadiga junto a tornoselos, um peito que se desfaz em ares de ferimentos, um gesto que nos toca profundamente como quem se escapa – parem esses dados que me ferem o tal peito ou me empurram para falaciosos poços de desejo.

Mate-me inclinadamente com olhares, enquanto os olhares forem deveras matadores, mas livrem-me deles assim que através de doces ardis queiram devir grilhões.

Não me impacientes mais pois minhas pressas, para decepção se anteciparam demais.

Poderei sorripiar favoritas frases quando me faltam para extirpar, como com um saca-rolhas, estes vis sentimentos que se amanharam no meu corpo – que um mestre me empreste palavras das que livram de atarantados apiadamentos próprios ou alheios.

Sítios do Autor

http://www.sandraysonia.blogspot.com/ 
http://juliorato.blogspot.com/ 
http://www.pierredelalande.blogspot.com/
http://www.tantricgangster.blogspot.com/
http://www.budonga.blogspot.com/
http://www.renatoornato.blogspot.com/
PEDRO PROENÇA. Nascido por Angola (Lubango) pouco depois de rebentar a guerra (1962), veio para Lisboa em meados do ano seguinte, isso não impedindo porém que posteriormente jornalistas lhe tenham descoberto «nostalgias» de Áfricas. Fez-se rapaz e homem por Lisboa, meteu-se nas artes e tem andado em galantes exposições um pouco por todo o mundo, com incidência particular no que lhe é mais próximo. O verdadeiro curriculum oficial mostra muita coisa acumulada com alguma glória e devota palha. Tem ilustrado livros para criancinhas e não só, não porque lhe tenha dado ganas para isso, mas porque amigos editores lhe imploraram. Também publicou uma estória entre as muitas de sua lavra (THE GREAT TANTRIC GANGSTER, Fenda, em edição que, por estranhos motivos, foi retirada de circulação), um livro muito experimental de ensaios (A ARTE AO MICROSCÓPIO, também da Fenda) e um grosso livro de poemas comentados com imagens (O HOMEM BATATA, editado pelo Parque das Nações). Compõe, mediocramente, musica no seu computador, e é um yogui quase consumado.
 

Pedro Proença. Born Lubango, Angola, 1962. With an exhibition in the Roma e Pavia Gallery in Oporto, at the end of the 80's he begins, a cycle of installations which have continued until today, and make up a work in progress. These works, which use such poor materials as indian ink drawings on paper, are structured according to previous architectures or constructions which emphasise the multiplication of the dynamic planes of framing. In this decade he has exhibited paintings which complement these installations, aiming at serialising the "plurality of the subject", and permanently responding to questions in the artistic field (current ones or uncurrent ones), to which he cannot remain passive. As it is known that he is also engaged in a literary activity which is beginning to be published, his works should be seen as a coming-and-going within this controversial space which confronts images with words, either as "allegorical appearances" or as "narrative possibilities".

 

 

 


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