OBRA KOLPING PORTUGAL
Peregrinação a Lourdes

Burgos, visita à catedral

A cidade de Burgos, em Espanha, é a capital da Província de Burgos, pertencente à região autónoma de Castela-Leão, com 14 269 km².

Foi fundada no ano de 884 pelo conde Diego Rodríguez Porcelos, sob o reinado de Afonso III. Já no ano de 920 detinha o título de cidade; no ano de 931 o conde Fernán González concedeu-lhe um escudo e a denominação de Caput Castiellae ("Cabeça de Castilla") e em 1037 passou a ser residência da coroa de Castela, mantendo um crescimento em ritmo acelerado até ao século XIV. Devido a esses e outros factos relevantes da sua história, a cidade conserva inúmeros monumentos e construções de séculos distintos. A 15 km do centro, pode-se visitar Atapuerca, onde podem ser vistas as jazidas pré-históricas declaradas património da Humanidade pela UNESCO. Actualmente possui cerca de 168.000 habitantes.

A sua jóia mais importante é a catedral, terceira maior de Espanha, considerada por muitos como a mais representativa do estilo gótico.

Construída ao longo de três séculos por numerosos artistas e arquitectos europeus, os seus principais tesouros são a Escadaria Dourada (1532), a Capela do Condestável (1496), as intricadas agulhas rendilhadas sobre imponentes portais e a magnífica cúpula central (1539), sob a qual se encontra o túmulo do lendário herói da cidade, El Cid.

Para além deste monumento notável, Burgos oferece muitos outros motivos de interesse, com destaque para o Arco de Santa Maria, no bairro antigo, decorado com estátuas e torreões; o Real Monasterio de las Huelgas, convento cisterciense fundado em 1187 e que inclui o Museu das Ricas Telas, com trajes antigos; o Museu de Burgos, com uma interessante secção de achados arqueológicos; e a Cartuja de Miraflores, mosteiro cartusiano fundado no século XV, a leste da cidade, com dois magníficos túmulos e um belíssimo retábulo dourado.

A fachada da catedral de Burgos, construída em três níveis de terreno.
As cúpulas com agulhas, exuberantemente ornamentadas, e as rosáceas com belos vitrais são alguns aspectos do gótico flamejante.
Os típicos arcos góticos, à esquerda. À direita, a graciosa abóbada da Capela do Condestável.
Parte superior de um dos pórticos, ricamente ornamentado com figuras sacras e bíblicas.
À esquerda, pormenor de uma lápide no chão. À direita, alguns membros da Família Kolping, esperando que abrisse a bilheteira. Para grupos e aposentados, os bilhetes custam três euros cada. É muito caro o acesso à cultura.
O rio Arianzón, que passa diante da porta principal de Burgos, à direita, deixando ver atrás as agulhas da catedral.
Membros da família Kolping do concelho de Lamego diante de uma das portas da catedral
 
Página principal - Mapa - Jardins - Teatro - Zoo - Poesia - Letras - Viagens - Obra Kolping
Obra Kolping Portugal
Quinta da Cruz Alta, Apartado 1375100 - 088 Lamego
Tel: 254 612 679 Fax: 254 614 021
http://www.kolping.pt/primeira.html