Procurar textos
 
 

 

 

 

 






ANTÓNIO CARDOSO PINTO
Homenagem a Sérgio Vieira de Mello

... Um homem de Paz morto em Bagdad há oito anos ...

talvez um dia
tenhas pensado
porque rebentariam bombas
nos subterrâneos quietos do Nevada
se havia crianças a brincar com pombas
nas praças das cidades

e abraçaste a paz

desde então
teu olhar
tua voz
teus gestos
serenaram
cruéis conflitos

Perú, Kosovo,
Moçambique,
Sudão

tantos

ainda ontem
te vimos sorrir
a liberdade do povo de Timor

e hoje

hoje a dor

a enorme dor
da tua morte em Bagdad

porque rebentou a bomba
no subterrâneo quieto
da nossa Paz ?

http://www.youtube.com/embed/ZIit1w2AwBw
 
 

António Cardoso Pinto

Natural de Malanje - Angola (07.12.45). Estudou em Tomar e ingressou na Rádio, em Fevereiro de 1965, na Emissora Oficial de Angola, em Luanda. Responsável pela abertura dos Emissores Regionais de Cabinda (1970/72) e de Dalatando, (1972/75).

Em Lisboa, em 1976, depois de uma breve passagem pela redacção do jornal “A Luta”, volta à rádio, ingressando nos quadros da RDP – Antena 1, como jornalista, mais tarde como editor do “ Último Jornal ” e, depois, como realizador do programa: “ Nau Catrineta ”. Fez parte do Conselho de Imprensa e foi vice-presidente do Clube dos Jornalistas .

Na Direcção de Programas da Antena 1, integra a equipa do programa “ Imaginário ”, durante 5 anos. Vai para Oriente - Rádio Macau - em 1990, regressando à Antena 2 em 1995, onde realiza o programa “ Reflexos ”. No ano seguinte é convidado a integrar a estrutura da Antena 1 , como chefe do Departamento de Programas , sendo responsável também por um programa diário de divulgação da Poesia: “ À Esquina da Um ”- 1996/98, “ À Esquina do Século ” - 1999 e “ À Esquina do Mundo ” - 2000/2003. No Arquivo Histórico da RDP existem mais de dois mil registos sonoros por si realizados. Em Junho de 2002 acumula, em regime de interinidade, o cargo de Director da Antena 1, que veio a abandonar em 31 de Janeiro de 2003.

Vê publicado, em Março de 1999, o seu primeiro livro de poemas: “ A Lua dos Astronautas não é a Minha Lua ”, com edição da Gradiva. Em Setembro de 2002 é lançado pelo Orpheu Digital, Caxias do Sul, Brasil, o livro de poemas: “Reflexos” - edição bilingue: português e espanhol (tradução de Lorenzo Pellegrin) - com distribuição na América Latina e Espanha.

http://antoniocp.multiply.com/