No 9 º Centenário do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL), a comemorar em Julho, abrimos a cantina e o livro de receitas da avó para um banquete virtual, no qual podem abancar os que tragam receitas, textos, imagens ou comentários sobre o tema alimentar

 

 

CARDÁPIO

4ºBanquete
Ivaldo Gomes com
MOQUECA DE PEIXE

Moqueca de peixe

Preparo: 30 minutos
Cozimento: 45 minutos
Rendimento: 6 a 8 porções


Sirva como prato principal, acompanhado de arroz e farinha de mandioca.

Ingredientes: 1 kg de peixe (badejo, namorado), Sal, Pimenta-do-reino, Suco de 1 limão, 1 ½ xícara (chá) de azeite de oliva, 2 cebolas médias picadas, 1 dente de alho amassado, 2 pimentões picados, 3 tomates sem pele nem sementes, 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado, 1 xícara (chá) de leite de coco, 4 colheres (sopa) de azeite-de-dendê.

1) Limpe o peixe, corte-o em postas e tempere com o sal, a pimenta e o suco de limão. Deixe tomar gosto por 30 minutos.

2) Aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o pimentão e mexa bem. Adicione o tomate e tempere com o sal e a pimenta. Deixe ferver durante alguns minutos. Retire do fogo e mistsure o cheiro-verde.

3) Coloque um pouco de molho no fundo de uma fôrma refratária funda; sobre o molho, arrume alguns pedaços de peixe. Repita as camadas. Misture o leite de coco e o azeite-de-dendê e regue o peixe com essa mistura. Cubra com papel alumíno e leve ao forno quente (200°C) por 30 minutos, ou até cozinhar o peixe. Sirva quente.

Guarnições: Arroz à grega

Ingredientes:
3 xícaras de arroz
6 xícaras de água
1 caixa de passas
queijo parmesão ralado
manteiga
óleo
sal
pimentão, cebola, salsa, cebolinha verde e cenoura


Modo de fazer:
Leve uma panela ao fogo com água, sal e um pouco de óleo. Quando a água ferver, coloque o arroz lavado e escorrido. Mexa o suficiente, diminua o fogo e deixe a água secar. Aí, então, retire o arroz do fogo, tampe bem e deixe por mais algum tempo até ficar completamente pronto. À parte, leve uma caçarola ao fogo com a manteiga e frite as passas. Jogue, em seguida, em uma terrina grande. Junte a cebolinha verde, a cenoura, o pimentão, a cebola - cortados em pequenos pedaços - a salsa e o parmesão. Junte, por fim, o arroz cozido, misturando tudo cuidadosamente.
...
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (1)
Ivaldo Gomes

Um caminho de longevidade com consciência, saúde e existência agradável.

DO PROPÓSITO DESTE TRABALHO

A proposta desse texto é discutir e de certa forma influir na compreensão do que seja uma alimentação saudável, que leve em consideração o prazer de comer, com o respeito a hábitos corretos e saudáveis de se alimentar; preservando a saúde, melhorando a qualidade de vida através do aumento de bem estar e ampliando o tempo de vida neste plano material; contribuindo para que tenhamos uma existência agradável e próspera (não necessariamente em termos financeiro). Onde, inclusive, nos sobre tempo, vontade e determinação, para nos dedicarmos a nossa tarefa maior que é exercitarmos a nossa evolução espiritual, através de nossas ações de auto-ajuda e estima estendido a tudo e a todos os seres que nos cerca.

Este trabalho tem o intuito de contribuir com informações sobre hábitos alimentares saudáveis. Evidentemente que temos opções claras sobre o tema, e defendemos maneiras e formas de abordagens, que por princípio, nos coloca no campo da alimentação natural, vegetariana, integral, macrobiótica, holística, enfim saudável. Pois, infelizmente, existem formas incorretas de se alimentar. E como já dizia o filosofo Grego Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna ocidental: "Fazei do teu alimento o teu remédio". Ou ainda: "Dizes o que comes e eu te direi quem és" - Ivaldo Gomes.

Não temos, evidentemente, a pretensão de dogmatizar essa discussão, nem tão pouco sermos aceitos como a única posição correta ou mesmo a melhor dentre outras. Procuraremos contribuir com as informações que temos, realizadas ao longo de estudos, pesquisas, seleção de informações, textos, e práticas cotidianas de acertos e erros, e vivências e discussões com pessoas e entidades que lidam com a divulgação de uma melhor consciência no campo do ato de alimentar-se. O nosso intuito maior é contribuir com o processo educativo das pessoas, em torno desse tema, passando informações valiosas para que, o caro leitor possa questionar-se e quem sabe evoluir para um patamar mais saudável de vida, através da consciência crítica sobre o tema e os modos de alimentar-se nos dias de hoje. Esse é o propósito e a nossa vontade de contribuir.

Se algum leitor se beneficiar dessas informações, daremos por cumprido o nosso propósito, que é passar para frente informações sistematizadas e produzidas por centenas de pessoas, que nos legaram esses conhecimentos. Repito, somos meros repassadores de conhecimentos.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, É POSSIVEL?

Desde que você tenha acesso e algum poder de compra, nesse mundo cada vez mais desigual, é com certeza possível. Mas, tudo é muito relativo como já sabemos. Primeiro precisamos definir, entender melhor o que é alimento e depois concluirmos se "isso" que estamos chamando de alimento é saudável. É importante termos também uma compreensão do que se entende por saudável.

Alimento é tudo aquilo que serve para alimentar (produzir ou repor energia). Dito assim é obvio demais. Mas é a pura verdade. Do ponto de vista da alimentação humana, alimento é tudo aquilo ingerido e transformado em energia, pelo processo de digestão, e que mantém as funções orgânicas funcionando, ou seja: Viva. Agora, a qualidade desse "funcionamento" é que pode ser em condições ótimas, boas, regulares, ruins ou péssimas. E isto está associado com os alimentos que você consome: o tipo, a procedência, as combinações, a forma de preparo, o modo de mastigação, o ambiente e o local das refeições, a quantidade ingerida, os horários e o tempo que se leva entre uma alimentação e outra. Outros fatores também devem ser levados em consideração, mas os citados acima são os principais.

Já o critério de saudável, deve ser balizado pela qualidade do alimento. Existem alimentos que são atrativos e não são saudáveis. Por exemplo, os derivados de animais. Não são próprios para o consumo humano e serão demonstrados, através de pesquisas e estudos em outros artigos e textos adiante. O que se quer ressaltar com o termo "saudável" é aquele em que o alimento beneficia o ser humano e não o prejudica. Você, evidentemente poderá comer o alimento que quiser (e sua condição aquisitiva deixar), mas deve ter a consciência do que este ou aquele alimento poderá lhe causar, a médio ou mesmo a longo prazo, em termos de manutenção do seu equilíbrio saudável. E por equilíbrio saudável entenda-se: saúde e disposição de viver e realizar-se.

A alimentação saudável é possível desde que se tenha o entendimento e a consciência de como construí-la. Do mesmo modo que para se entender de um determinado assunto é necessário se Ter informação; e reunir informação requer-se o hábito de estudar, ler, vivenciar experiências, informar-se, em suma apreender. Alimentar-se não deixa de ser uma arte. Daí que o ato de preparar alimentos tem também os seus mestres e não é à toa que chama-se: Arte-culinária - a arte de preparar bem os alimentos. Alimentar-se de forma saudável é possível, mas também tem seus princípios, leis, e regras básicas.

O QUE É ENTÃO, UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?

Uma alimentação saudável deve levar em consideração o que se come (alimento), como se come e para que se come. Em termo de classificação de alimentos, já vimos que existem os que são saudáveis, ou seja, apropriados para o consumo humano e os que não são saudáveis para o consumo humano. Aqui não se trata de entender os alimentos como proibido e liberado, mas se trata de entende-los pelo lado da consciência do que é saudável para a manutenção de sua saúde ou o convívio infeliz com as doenças. E a doença nada mais é do que a ausência de pré condições de hábitos saudáveis. Colhemos o que plantamos, e se comemos alimentos desequilibrados, anti-natural, com substancias químicas danosas ao nosso sistema natural de equilíbrio biológico, pode ter certeza, vamos inaugurar um hospital interno de doenças.

Alimentos saudáveis são aqueles que são produzidos pela natureza de forma que respeitá-se o seu processo natural de evolução. Mesmo assim existem alimentos, que mesmo produzidos dessa forma são inadequados para o consumo humano. É lamentável, que a cultura do lucro exacerbado, do acumulo de capital a qualquer custo, sentimento egoísta desenvolvido pelo homem, leva-o a cometer insanidades em relação aos sistemas de produção e armazenamento de alimentos. O Uso exacerbado de agrotóxicos e técnicas artificiais, utilizadas nas lavouras e processamento de alimentos pelo homem, tem sido um dos melhores exemplos da sua ignorância nesse campo. Pois, os nossos alimentos poderiam ter um outro nível de qualidade, detemos conhecimento e tecnologia suficiente para já termos dado um salto de qualidade. Nem o discurso da escassez se justifica, pois o que existe de fato é excesso de egoísmo.

Os alimentos integrais, ou seja, aqueles que não passam por prévios "beneficiamentos", como por exemplo o arroz. Todo arroz é em sua essência integral. Na medida que ele passa pelo sistema de "embranquecimento", ou seja, lhe tiram a película que lhe envolve, ele deixa de ser saudável para ser apenas um alimento que não alimenta, apesar de passar a sensação de se estar com fome. A riqueza do arroz esta na película que lhe envolve. É ali que estão todas as substâncias importantes e seus nutrientes mais equilibrados. O que se faz com o arroz, tirando-lhe a integralidade para deixá-lo "branco", "beneficiado" como a gente o conhece, é mais ou menos se fizéssemos a idiotice de jogarmos o caldo da cana de açúcar fora e ficássemos apenas com o bagaço da cana para chuparmos. E o pior é que isso não acontece só com o arroz. Isso é prática generalizada com a maioria das formas de manipulação da "industria (de lucros) alimentícia" dos dias de hoje. O trigo é outro excelente exemplo. A opção pela massa "branca" transforma o trigo integral, em trigo que produz alimentos não saudáveis tais como o pão branco, o macarrão branco, que são alimentos altamente desequilibrados para o organismo humano. Vivemos um tempo onde a aparência se sobre põe a qualidade. Onde os olhos vêem e o coração é que se recente.

Portanto, o quê se come; como se come e porquê se come, é tão importante, como a necessidade e a predisposição de comer. Optar por produtos naturais e integrais (todos os cereais, frutas, verduras e legumes), será sempre uma forma saudável de manter a saúde, a longevidade e a alegria de viver. Nos possibilitando o direito de usufruirmos mais e melhor dos dias que habitamos aqui neste plano material. Que diga-se de passagem é passageiro. Mas, se aqui estamos, é por um bom motivo e que este motivo seja cercado de condições dignas de vida. E não existe condição digna de vida, quando cultivamos a doença através da nossa própria boca.

Precisamos ser mais inteligentes e afastarmos essa "indústria alimentícia" da nossa dispensa. E dispensar de nossas vidas, produtos que de nada contribuem para nos tornarmos pessoas melhores. Pois se estamos contaminados por produtos anti-natural, como teremos discernimento para sabermos o que de fato está acontecendo ao nosso redor? Não existe inimigo pior do que a doença. E a melhor forma de evitá-la, está na alimentação correta e na formação de hábitos saudáveis.

Evitar os alimentos "desintegralizados" tais como enlatados, massas brancas, refrigerantes, cafés, chocolates, confeitos, bebidas alcoólicas, corantes e conservantes artificiais, açúcar branco, adoçantes artificiais, e os derivados de animais; exceto, com algumas restrições os derivados do leite que devem ser consumidos com uma certa parcimônia. Alimentar-se é preservar a vida. Mas alimentar-se de forma correta é preservar a vida com qualidade. E ai você não precisará se preocupar com planos de saúde, pois você já faz um excelente plano na prática e de excelente qualidade. E acredite, prazerosamente melhor. Não deixe se levar pela aparência, e nem pela propaganda. Lembre-se que a imprudência do peixe, tira-lhe o fôlego e causa-lhe a morte. E não é inteligente morrer pela boca. Preserve-se, alimentando-se de forma prazerosa e correta. Informe-se, leia, estude, procure alguns restaurantes naturais que existem por aqui e procure se reeducar alimentarmente. Você verá sua vida melhorar em todos os sentidos. Pois quando estamos equilibrados organicamente, tudo tende a vibrar melhor. Ficamos mais positivos e mais abertos para entendermos as energias da natureza existente nesse plano material, e abrimos uma porta, um portal importante, para entendermos, o plano espiritual que habita em nós e do qual fazemos parte eternamente.

A GUISA DE CONCLUSÃO

Evidentemente que não concluímos e nem esgotamos esse assunto com esse artigo. Tentarei organizar outros textos, de preferência recolhidos em várias fontes e apresentá-los de forma que possam ilustrar e comprovar uma série de afirmações que estão contidas aqui. Podemos tratar nos próximos artigos, por exemplo: sobre a importância dos alimentos integrais, os tipos, as classificações, as formas de preparo, o uso apropriado, as suas combinações corretas, e os seus nutrientes; os tipos de dieta para melhoria orgânica e reequilíbrio da saúde; os argumentos científicos em defesa da alimentação saudável (natural, integral, vegetariana, macrobiótica, holística, etc.); provas e argumentos irrefutáveis sobre os males que os alimentos "desintegralizados" fazem ao funcionamento do corpo humano; e uma série de pequenas dicas e até receitas para que você, conscientemente possa exercitar o seu discernimento quanto às formas e as possibilidades de uma alimentação que preserve a sua saúde de forma integral (corpo, mente e espírito). Ou seja: para que você possa viver, mais e melhor, com saúde e vontade de ser feliz e realizar-se plenamente. Cumprindo assim o desejo de quem nos criou e cuida o tempo inteiro de todos nós. Conscientes ou não.

...

...

Ivaldo Gomes é professor, com formação em Educação Física. Especialista em Educação Popular, e créditos pagos do Mestrado de Educação. Estuda e se esforça em praticar Alimentação Saudável.
Contacto: ivg@terra.com.br

......
 


powered by FreeFind