DICIONÁRIO
TRIPLOV
DE AUTORES

MARIA ESTELA
GUEDES

ESTELA GUEDES
No TriploV

Maria Estela Guedes (n. Britiande, 1947) é membro Associação Portuguesa de Escritores e investigadora do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa. Co-organizou cinco edições do colóquio internacional "Discursos e Práticas Alquímicas" e os dois primeiros volumes das actas, publicados na Hugin Editores com o mesmo título.


Dirige o TriploV, sítio onde pode ser consultada a maior parte do seu trabalho, bem como as comunicações a colóquios que visam estabelecer contacto entre artes, letras, ciências e esoterismo.

Escritora. Membro da Associação Internacional de Críticos Literários (AICL), da Associação Portuguesa de Escritores (APE), da Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e do Instituto S. Tomás de Aquino (ISTA). Investigadora no Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa (CICTSUL).

CICTSUL

Instituto Bento da Rocha Cabral
Calçada Bento da Rocha Cabral, 14
1250 Lisboa Portugal

PUBLICAÇÕES

a. Livros

- Herberto Helder, Poeta Obscuro. Moraes Editores, Lisboa, 1979. Literatura. Crítica literária. Em linha no TriploV.

-  SO 2 . Guimarães Editores, Lisboa, 1980.

- "Eco, Pedras Rolantes", Ler Editora, Lisboa, 1983. Em linha no TriploV.

- Biobibliografia. In: A. Lopes de Oliveira (da Academia Galega), "Escritoras Brasileiras, Galegas e Portuguesas", Braga, 1983.

-  Crime no Museu de Philosophia Natural", Guimarães Editores, Lisboa, 1984.

-  Ay flores! In "Afecto às Letras, Homenagem da Literatura Contemporânea a Jacinto Prado Coelho". Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lisboa, 1984.

- Penas de um cocar índio. In: "Tempo Migratório". Limiar, Porto, 1985.

- Mário de Sá Carneiro. Editorial Presença, Lisboa, 1985. Antologia e ensaio. Ensaio em linha no TriploV.

- O Lagarto do Âmbar. Rolim Editora, Lisboa, 1987.

-  "Ernesto de Sousa. Itinerários"" Galeria Almada Negreiros, Lisboa, 1987. Colaboração e co-organização.

-  À Sombra de Orpheu. Guimarães Editores e Associação Portuguesa de Escritores, Lisboa, 1990. Ensaio e antologia de sonetistas.

- Prof. G. F. Sacarrão. Lisboa : Museu Nacional de História Natural-Museu Bocage, 1993.- 44 p., 8 anexos : 1 est.

- Prof. G. F. Sacarrão. Lisboa : Museu Nacional de História Natural-Museu Bocage, 1993. 57 p. + anexos. 2ª ed. 

- Criptometáforas em Zoologia. In: Professor Germano da Fonseca Sacarrão (1914-1992). Museu Nacional de História Natural, Museu Bocage, Lisboa: 343-352, 1994.

- Dois casos secretos em Ciências Naturais. I - O caso Vandelli. II. O caso Macroscincus coctei . Trabalho apresentado para concurso ao lugar de assessor no Museu Bocage, Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa. Lisboa, 312 pp., 1994. Policópia. Distribuição restrita.

-  Entre a fauna exótica de Cabo Verde, o grande scinco do Levante. In: Xosé A. Fraga (ed.): "Ciencias, Educación e Historia". Publicacións do Seminario de Estudos Galegos, A Coruña, 1997.

- Carbonários : Operação Salamandra: Chiogloça lusitanica Bocage, 1864. Em colaboração com Nuno Marques Peiriço.- Palmela : Contraponto, cop. 1998.- 129 p. Segunda edição, com erratas e anexos, online no TriploV e em http://hybris.no.sapo.pt/

- Pipxou, caixa de arte. Co-organização e participação. Primeira exibição em 1987, Museu Nacional de Arte Antiga. Participação em segunda exposição, com catálogo organizado por Irene Buarque, "Livro de Artista", Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa, Maio-Junho de 1998.

-  "Um Não Sei Quê", de Benito Feijóo. Vega, Lisboa, 1998. Co-autoria da tradução, com José Augusto Mourão, 1998.

- O Mundo Ibero-Americano nas Grandes Exposições. Editora Vega, Lisboa, 1998. Organização, com José Augusto Mourão e Ana Maria Cardoso de Matos, e apresentação.

- José Álvares Maciel, romântico e naturalista. In: Diana Soto Arango, Miguel Ángel Puig-Samper y Mª Dolores González.Ripoll (Editores): "Científicos Criollos e Illustración". Ediciones Doce Calles, Madrid, 1999.

- De como usar a sabedoria da História Natural quando se prepara o século XXI. Como elemento do Núcleo Coordenador do Projecto CulturaNatura, in: "CulturaNatura, Caderno de Viagem". Fundação da Universidade de Lisboa (CICTSUL) e Instituto de Inovação Educacional, Lisboa, 1999.

- João da Silva Feijó, naturalista brasileiro em Cabo Verde. In: As Ilhas e o Brasil. Região Autónoma da Madeira, pp: 509-524, 2000. Em co-autoria com Luís Arruda. Online no TriploV.

- O gaio método.  In: "Portugal-Brasil: Memorias e Imaginarios", volume II, Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 489-501. Em colaboração com Nuno Marques Peiriço. Em linha.

- Discursos e Prática Alquímicas. Vol. I. Hugin Editores, Lisboa. 270 pp. il., 2001. José Augusto Mourão, Maria Estela Guedes, Nuno Marques Peiriço & Raquel Gonçalves, organizadores.

- Do Dodó à Fénix. In: Discursos e Práticas Alquímicas I. Hugin Editores, Lisboa, 2001. Online no TriploV.

- Discursos e Prática Alquímicas. Vol. II. Hugin Editores, Lisboa. 330 pp., 2002. José Manuel Anes, Maria Estela Guedes & Nuno Marques Peiriço, organizadores.

- Martinho de Mello e Castro e as riquezas naturais. n: Discursos e Práticas Alquímicas II. Hugin Editores, Lisboa, 2002. Online no TriploV.

- A paixão do coleccionador. In: Aníbal Pinto de Castro, José Esteves Pereira, Maria Manuela Delille & Teresa Sousa Almeida (coordenação), "Alcipe e as Luzes". Fundação das Casas de Fronteira e Alorna. Edições Colibri, Lisboa, 2003. Com José Augusto Mourão e Ana Luísa Janeira.

- Lápis de Carvão. Apenas Livros Editora, Lisboa, 2005.

- a_maar_gato. Editorial Minerva, Lisboa, 2005.

b. Artigos

- Memórias do lagarto cabo-verdiano. "O Escritor" Revista de Cultura da Associação Portuguesa de Escritores, nova Série, nº 1, 1992.

- Domingos Vandelli & Agostinho de Macedo. Sol XXI, 12, Lisboa, 1995.

- João da Silva Feijó, viagem filosófica a Cabo Verde. Asclepio, Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid, XLIX (1), 1995.

- Cândidos animais transmudando-se. Releitura de Herberto Helder. O Escritor, Revista da Associação Portuguesa de Escritores, 9: 182-189, 1997.     

- José Álvares Maciel. O Escritor, Revista da Associação Portuguesa de Escritores, 10, Dezembro de 1997: 129-139.

-  Ficções da Ciência. Boca do Inferno, Cascais, 3: 187-191, 1988.  Em colaboração com Nuno Marques Peiriço.

- O naturalista como criador - o enigma da mensagem na garrafa. Atalaia, 5, Lisboa, 1999.

- Cais dos conceitos. In: Dossier História(s) e ficções da Cultura e da Natura: natureza culturalizada ou cultura naturalizada? Atalaia-Intermundos, Revista Internacional de Exegese Contemporânea. Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa, nº 6-7, 2000.

- Sources portugaises pour l'Histoire de l'Histoire Naturelle. La Mémoire de la Science. Colloque International - IXe réunion de la Red de Intercambios para la Historia e la Epistemologia de las Ciencias Químicas y Biológicas (RIHECQB). Muséum National d'Histoire Naturelle, 27-29 Juin 2000.

- A ciência como arma de guerra. Asclepio, Vol. LII (1). Madrid, 2000.

- As espécies bayoni sob o signo da prisão. In Book of Abstracts, 2: Scientific Sections. XXI International Congress of History of Science. Mexico City, 8-14 July, 2001. Em linha no TriploV.

- A cartta vendada (Resenha ao livro de E.G. Crespo, "Paleo-Herpetofauna de Portugal). Episteme, Revista do Grupo Interdisciplinar em História e Filosofia das Ciências, Porto Alegre, 15, 2002.

- Quem não admirará os progressos deste século? Lamego Hoje, Ano 16, 660, 17 de Outubro de 2002. Em linha no TriploV.

- "www.triplov.com : como conviver com um híbrido no ciberespaço?" Em colaboração com José Augusto Mourão. Trabalho realizado no âmbito do projecto "Naturalismo e conhecimento da herpetologia insular" - Protocolo de Cooperação Luso-Espanhola, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia, Ministério da Ciência e Educação, Lisboa) e CSIC (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, Madrid). Apresentado ao Congreso de la Associación Española de Semiótica, em La Rioja, 2002.

- Deus não é descartável. Atalaia-Intermundos, Revista do Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa, 8-9, 2003. Em linha no TriploV.

- A ciência e a verdade: elogio da mentira. Conferência. Instituto São Tomás de Aquino, Convento de São Domingos, Lisboa, 2004. Cadernos do ISTA, em publicação. Em linha no TriploV.

- Arte com ciência no ciberespaço. Forum "Tecnologia, Arte e Consciência". Comemorações dos 150 Anos do Instituto Superior de Engenharia do Porto. Isep, 21 de Maio de 2004. Em publicação.

- Reesetán na Roça Ubabudo. Participação num volume colectivo sobre São Tomé. Direcção de Francisco Reiner. Em publicação.

- A ciência na Exposição do Mundo Português. Episteme, Revista do Grupo Interdisciplinar em História e Filosofia das Ciências, Porto Alegre, em publicação.

- Magia e rito florestal em Herberto Helder. Homenagem da cidade de Cascais ao poeta Herberto Helder. Câmara Municipal de Cascais, em publicação.       

- António Ramos Rosa, obra ao verde. Lição de sapiência. Homenagem ao poeta António Ramos Rosa. II Bienal de Poesia. Silves, Capital da Palavra Ardente. Câmara Municipal de Silves, 22-24 de Abril de 2005.

- S. Frei Gil de Santarém, um santo carbonário. Conferência no Convento dos Dominicanos, Lisboa, 24 de Maio de 2005.

c. Para currículo extenso e textos editados só na Internet, ver
http://triplov.com/estela_guedes/index.html

 
 
Página Principal - Surrealismo - Poesia - Letras - Bibliografia - Naturalismo - Zoo - Jardins