DANDO ALMA À TRANSPARÊNCIA

MAGNO URBANO



ESTELA - Magno, vou fazer-te um teste, espero que seja difícil... Quero que comentes a imagem da esfera com os ovos, aí em cima, de dois pontos de vista: primeiro, a quem pertencem os direitos de autor? Segundo: como foi feita, desde a quadrícula até à animação?

MAGNO URBANO - Como fazer essa esfera é uma das aulas do meu curso em CDROM, Photoshop Killer Effects. Se você seguiu a aula, então conseguiu fazer. Caso contrário, simplesmente fez uma cópia da última imagem desta aula em particular. Espero que tenha sido o primeiro caso, porque aí significaria que conseguiu fazer a aula com sucesso. A animação, provavelmente pode ter sido feita no Image Ready, apesar de existirem infinitos meios para fazê-la. Os direitos de autor, são de quem a tiver feito.

ESTELA - Tu agora és professor, e já me perdi nos cursos que leccionas...

MAGNO URBANO - Teoricamente, tenho 3 cursos: PHOTOSHOP AVANÇADO, PHOTOSHOP BÁSICO e FLASH MX. Actualmente estou a dar ênfase aos dois primeiros, por causa do lançamento do meu mais recente livro, "O Guia Prático do Adobe Photoshop 7". Aliás, vamos ter um curso agora no final de Janeiro (2003), de 27 a 31, de Photoshop Avançado, e estamos nos últimos dias de inscrições.

ESTELA - Uns cursos são presenciais e outros não...

MAGNO URBANO - Todos os cursos são presenciais, com excepção dos cursos em CDROM.

ESTELA - Como tem sido a experiência pedagógica?

MAGNO URBANO - Tem sido boa. Eu já tinha ensinado para grupos menores de pessoas e estou a gostar da experiência. O problema é que eu ainda não tenho uma estrutura muito sofisticada e muitas pessoas gostam de ver estruturas sofisticadas, mesmo que o curso seja pior, para se sentirem mais seguras e verificarem que não se trata de um "golpe".

ESTELA - Não entendi: a que chamas "estrutura sofisticada"?

MAGNO URBANO - Estrutura sofisticada é ter um local que as pessoas possam visitar, onde possam fazer as inscrições, com secretárias, telefones, etc.

ESTELA - Ah, mas a aparência é uma ilusão... O Efeitos Visuais está de visual novo, todo vidrado, com montes de textos que aparecem quando clicamos nos assuntos, não sei o nome disso... E não quero saber como se faz, o que eu queria era um script ou parecido que permitisse pôr um texto a correr em cilindro sem nunca parar... Sabes de algum truque simples que dê para um poema?

MAGNO URBANO - O efeito do site é em DHTML com toques de JavaScript. Pode tentar procurar algo em sites como "javascript.com" ou procurar na net por "free javascript". O efeito não tem nome, talvez seja "floating menu" - menu a flutuar. Quanto ao efeito de reflexo do objecto é algo que será visto em aulas no curso Photoshop Killer Effects. Também no próximo número apresento algumas novidades aos alunos, como a criação de objectos tridimensionais, como caixas, e como fazer para criar uma caixa embrulhada com uma imagem. Aliás, fazer um objecto "tri-dimensional" a partir de uma imagem bi-dimensional é algo que já pode ser visto na página actual do Efeitos Visuais (efeitosvisuais.com). Tanto o livro como os CD's foram feitos assim.

ESTELA - Mas procuro o quê? Não sei o nome desses efeitos...

MAGNO URBANO - Como disse, os efeitos não têm nome que eu possa te dizer. É olhar os que eles oferecem e descobrir o que mais te apetece.

ESTELA - Desespera-me não ver o TriploV como tu ou outras pessoas; por exemplo, eu não estou a ver o scroll e setinhas douradas na fachada, mas vejo o triplovo em tamanho mínimo na barra de endereços e muitos não vêem uma coisa nem outra... O que é que se passa para não vermos todos o mesmo?

MAGNO URBANO - É a famosa guerra dos browsers. Nunca vai conseguir ver a página igual no Netscape e no Explorer. O mesmo é válido para diferentes versões de ambos. Não consegue ver porque o seu Explorer deve ser de uma versão antiga.

ESTELA - Adoro o ovinho na barra de endereços, é um v-icon?! Só o vejo em grandes portais, sinto-me vaidosíssima com ele mas nem sei o que é nem como se chama...

MAGNO URBANO - Não sei de nome que possa usar para chamar isso. É uma funcionalidade nova em HTML possível de ser vista para quem tenha browser Explorer a partir da versão 5.5 e Netscape a partir do 6.

ESTELA - E depois, como agora aconteceu quando limpei a message board, apesar de ter a informação de que todas as mensagens antigas tinham sido deletadas, eu continuava a vê-las no meu browser. Limpaste tu, ficaram alguns links, eu clicava neles e abria a janela do page not found=error 404... E tu a insistires em que não estava lá nada, e que carregasse no control/refresh (actualizar). Isso para que serve?

MAGNO URBANO - O browser normalmente vai ao cache verificar se uma determinada página ou imagem já foi vista antes de fazer download da internet, para minimizar o tráfego. O cache é um espaço no disco onde o browser coloca todas as imagens, páginas, javascripts, etc., de todas as páginas que visitar, até um certo limite de espaço. Carregando no control/refresh, isso força o browser a ir à Internet em vez de ir ao cache, porém nem sempre isso funciona. Muitas vezes é preciso ir ao cache apagar o ficheiro.

ESTELA - Olha, de vez em quando vou até ao forum que abriste há pouco no Efeitos Visuais e notei que anda por lá um Nicolau com perguntinhas de caca para ti, estilo : "help help como é que se faz no photoshop para recortar uma imagem em redondo estou muito infeliz por favor avisa-me quando se inscrever alguma garota para eu lhe perguntar isso". Deve ser um garoto, lembra-me a Guidinha do Luís de Sttau Monteiro... A Guidinha era uma rubrica dele num jornal, com muita graça, em que a personagem fazia crítica social e política ao abrigo de ser tão criança que ainda nem conhecia os sinais de pontuação... Qual é a utilidade do forum, o que é que nele se ensina?

MAGNO URBANO - Nicolau é você escondida por trás de uma personagem...

ESTELA - Oh, terias de o provar... O que eu perguntei foi qual a utilidade do forum, o que é que se aprende por lá?

MAGNO URBANO - O forum tem o propósito de deixar aberto o debate ao visitante, para que ele faça perguntas, exponha ideias e mostre seus trabalhos. Enfim, para que converse com outros visitantes, não só comigo. Há vários temas na área gráfica, principalmente relativos ao uso de softwares em 2D e 3D. Também há outro para texto, o GoLive, no forum, em que você pode tirar dúvidas.

ESTELA - Às vezes esqueces-te de que pessoas como eu, no forum, não sabem o mesmo que tu. Esse desgraçado Nicolau, por exemplo. Perguntou como se põe uma estrela a cintilar no Image Ready, disse-te que tinha tentado usando a estrela em layers com várias dimensões, mas não tinha conseguido. Resposta tua: "Activa a animação do frame" ou algo assim... Receio que o Nicolau ainda não tenha conseguido sair do primeiro dia da sua criação... O que é isso afinal? Ou como é que tu fazes as estrelas a cintilar?

MAGNO URBANO - Eu não falei "activa a animação do frame", eu falei "anima a transparência", o que significa ir no primeiro frame, colocar a transparência do layer em 50%, ir no frame 10, colocar a transparencia a 80%, etc., ou seja, fazer animação à transparência...

ESTELA - Ah, vamos tentar, ou antes: vou dizer ao Nicolau que tente... Olha, parece que consegui...

....................................

MAGNO URBANO - É...

ESTELA - Outro assunto, muito importante: há textos de matemáticos no TriploV , que deviam ter equações e símbolos. Para as equações preciso de fazer imagens e com os símbolos não consigo fazer nada, porque não posso enfiar um símbolo como o do "PI", do tamanho de uma letra, dentro de uma frase... Estão os textos cheios de "pi-pi", e há símbolos que nem conheço, por isso não posso recorrer à solução de lhes escrever o nome por extenso. Quanto às imagens, olha para essa aí em baixo e comenta... Está a 100% nas dimensões e a resolução foi de 96. Menos, não deu nada...

MAGNO URBANO - O Photoshop não dá suporte a equações, é preciso fazê-las como imagens.

ESTELA - Problema maior ainda é o da bibliografia, para incluir em Biblos-Alexandria: há montes de títulos com símbolos, equações matemáticas e fórmulas químicas! Achas que o tablet e a caneta seriam solução?

MAGNO URBANO - Não, o tablet serve para desenhar à mão livre, para ter controlo sobre o traço e a pressão com que se faz isso. Não tem comparação com o rato.

ESTELA - Então para os títulos não há solução? Para os textos que me enviam por e-mail, já achei uma: pego neles tal como vêm, em Word, e ponho-os assim na Net. Depois, na Net, o texto é visto em Word... É horrível, fica a página sem marca nenhuma do TriploV...

MAGNO URBANO - Para fórmulas matemáticas, não.

ESTELA - Voltando à esfera, em cima, não tentei ainda fazê-la eu, ainda vou no primeiro dia da minha criação, a dar alma a transparências, como disseste... Achei-a sensacional, por isso fiz um print screen, recortei, e o resto é muito fácil... Os direitos de autor são teus, eu só copiei. De qualquer modo, tenho aprendido imenso com os teus CDs e lamento não poder frequentar os cursos presenciais. Sairam duas páginas sobre a Agulha e o TriploV n'"O Escritor", jornal da União Brasileira de Escritores, o Carlos Pinto Coelho, do "Acontece" (Rádio Televisão Portuguesa) chamou-nos lá para para um programa, e têm saído outras notícias, na imprensa escrita e virtual. No que diz respeito ao aspecto gráfico do TriploV, o mérito é teu, que me tens ensinado, e bem parvo é quem quer aprender e não se inscreve nos teus cursos ou não compra os teus CDs.