LIVRE PENSAR
Do ponto mais Oriental das Américas
- João Pessoa - Paraíba - Brasil
Número 636 - 6 de junho de 2005

 

O PT do Governo e o Governo do PT
Ivaldo Gomes

 

O PT no governo chegou numa encruzilhada. Ou retoma o discurso que o elegeu e faz o que tinha prometido nas campanhas eleitorais ou será flagorosamente derrotado nas próximas eleições. O Partido dos Trabalhadores, se é que quer ainda salvar o partido e quem sabe seu governo, vai ter que ter a coragem de chegar pra Lula e dizer: - Companheiro Lula está na hora de dizer com muita clareza a quê viemos nesse governo.

Ou age assim e trás Lula e seu governo para área de compromisso com o povo brasileiro ou vai para catapulta e fica esperando a mesma desabar sob seus pés.

Ainda dá tempo de retomar o caminho e a rota que originou o PT, que enquanto ideologia pregava para os trabalhadores e o povo brasileiro em termos de reformas. O PT precisa agir, para que seu governo não chegue ao desplante de ser considerado inferior ao de FHC, pois si chegar a isso nem o Partido dos Trabalhadores escapa.

Ficarão tão desmoralizados, que o melhor a fazer é pedir baixa partidária e desculpa ao povo brasileiro. Nunca, em momento algum, desconfiei de que Lula não fosse uma pessoa, uma liderança bem intencionada. Mas não basta a boa intenção, tem-se que ter atitudes que as comprovem. E ai, o rosário de incoerências e opções equivocadas, até ideologicamente falando, é que são as reais responsáveis por esse quadro sinistro que cerca o governo nesse instante.

Não me venham com essa conversa de golpe, de que se quer criar no país um clima igual ao que se criou na época do Lacerdismo. O PT e seu governo estão colhendo a sua indecisão e a falta de postura ideológica em implantar as mudanças que o país clama e seu povo deseja. Os problemas de Lula, do PT e do Governo, começaram com a decisão de colocar num mesmo saco, todos os gatos e gatunos dos partidos de direita, com o argumento de que isso era necessário para a tal governabilidade. Só faltou dizer de quem seria essa governabilidade e a quem serviria. Pois agora o PT, Lula e seu governo se vêem cercado de gatunos por todos os lados, os quais deram leite e estimularam sua “participação”.

Lula, o PT e seu governo, só têm uma saída: dá passos à esquerda e começar a fazer o dever de casa. Que deixou de lado, após as eleições acreditando que a direita iria abrir os espaços para a implantação de políticas públicas que iriam ao encontro da população. Chega de discursos, de concessões a esses tubarões da história, que nunca, mas nunca deixariam de ser quem são, e não mudaria só por causa da vontade do povo ou do governo que ele elegeu. Ou o governo Lula afasta esses vampiros do erário público e assume de vez seu lado socialista/coletivista ou vai amargar a maior vergonha que um partido dito de esquerda amargou na América Latina.

A hora é essa. Ou o PT do bem assume de vez o controle dessa situação ou o PT do mal e seus aliados (os salafrários que colocaram o PT, o governo e o país nessa situação), vão acabar com a única oportunidade histórica que a classe trabalhadora teve, via voto popular, para dá início às mudanças por aqui. Ou Lula tira de vez essas máscaras e esses disfarces, que não combina com ele, ou vai amargar momentos muito difíceis daqui pra frente. Não basta mostrar pra população que quem está roubando no governo dele são pessoas ligadas aos partidos de direita que estão coligados com ele. Tem que mandar apurar tudo isso e tem que fazer mais: tem que assumir de vez, políticas públicas que beneficiem os trabalhadores e não o projeto neoliberal que está sendo seguido à risca por um grupo de dirigentes governamentais que traiu a história e a luta dos movimentos sociais.

A hora é agora Lula, PT e governo. Se vocês não forem capazes de dar os passos em direção as mudanças que esse país tanto espera, por favor, peçam pra sair e convoquem outras eleições. E pra serem honestos, fiquem de fora. Pois vocês estão mostrando que com esses “acordos” e esse comportamento dúbio vocês não possuem moral pra administrar esse país. Sarney, Collor, FHC, a gente sabia de onde vinham e quem representavam. Mas você, o PT e o governo que vocês diziam que fariam caso fossem eleitos é uma ingrata surpresa. Ou levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima ou pede pra ir embora. A gente vai entender.

 
Essa coluna é editada por Ivaldo Gomes e colaboradores. ivg@terra.com.br

"A nossa pátria é o universo, a nossa família é a humanidade,
o nosso deus é a consciência. O único caminho da educação
é a liberdade, o único método, a experiência".
Pensamento Anarco-punk

 

 

 


 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano