Nova Série

 
 

 

 

 

 

 

WILSON ALVES BEZERRA
Da cremação de Herberto Helder

I  

- Já Herberto Helder morreu, podemos destruir Portugal.

- Mas e o azeite? – disse a voz que se ergueu do meio das folhagens. E nos perguntamos, todos nós, se mais valia a ausência do poeta ou a presença de oliveiras.

- Até hoje – disse alguém – os brasileiros não sabem que as azeitonas pretas e verdes consistem no mesmo fruto. Não se pode destruir Luzitânia antes de cumprida a tarefa maior. Os inquisidores se ergueram. Herberto Helder não lhes importava uma azeitona.

 

II 

Meses antes, numa livraria no Porto, o velho livreiro ergueu as sobrancelhas para dizer em tom professoral:

- Herberto Helder não escreve desde os anos setenta. Seus livros só se encontram em antiquários e custam caríssimo. Não há nada novo desde o fim do salazarismo.

Como quem diz “poeta preguiçoso e inservível”.

E empurrou uma edição francesa de A colher na boca.

 

III 

- Onde estão as viúvas do poeta?

- Eram putas de nacionalidades diversas. Não eram leitoras suas. Não justificam sequer uma daquelas edições limitadas que ele gostava de fazer. Ele as mantinha, não o contrário.

 

IV 

- Talvez o Brasil possa ser um bom destino para os Poemas Completos. São duzentos milhões de potenciais leitores. Certamente há mais leitores no Brasil que na Rússia. – não quis desenvolver o argumento. – Façamos logo uma edição brasileira. Uma edição continental!

O autor jovem de edição limitada, que tinha inveja do autor jovem premiado no Jovens Talentos, teve um esgar na comissura direita da boca. Logo movia apenas os lábios para soltar o ar que vinha em espasmos. Então o braço direito começou a se agitar e fortes contrações abdominais fizeram a gargalhada sair grossa e contínua pela boca retorcida. O riso tomou conta de todo o corpo e algumas lágrimas lhe verteram pelos olhos esbugalhados. Devia fazer uso de entorpecentes. Não valia a pena perder tempo com ele.

 

V 

- Vamos destruir Portugal. Vamos preservar a Pátria Educadora – engrossaram o coro. – É evidente que o desejo do poeta era ser celebrado na maior colônia de seu império português. Os alemães morrerão de inveja. Aquele enorme país tropical, coalhado de negros, judeus, japoneses, italianos, nordestinos, curvando-se aos poemas do artífice português. O spleen de sua lírica enregelando até o sol que se refrata no mar.

 

VI 

E assim seguiu o Colóquio. Não houve deliberações sobre encaminhamentos.

 

Wilson Alves-Bezerra é escritor, crítico literário, tradutor e professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos (Brasil), onde atua na graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos de Literatura. Atualmente é Coordenador de Cultura da universidade. É doutor em literatura comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestre em língua espanhola e literaturas espanhola e hispanoamericana pela Universidade de São Paulo. Tem um livro de contos - Histórias Zoófilas e outras atrocidades (EDUFSCar / Oitava Rima, 2013) e outro de poemas, Vertigens (Iluminuras, 2015). Traduziu dois romances do argentino Luis Gusmán – Pele e Osso (2009) e Hotel Éden (2013), ambos pela Iluminuras; sua tradução de Pele e Osso foi finalista do Prêmio Jabuti 2010 na categoria Melhor tradução literária espanhol-português. Traduziu ainda três livros de contos do uruguaio Horacio Quiroga: Contos da Selva (2007), Cartas de um caçador (2007) e Contos de amor de loucura e de morte (2014), todos pela Iluminuras. Como ensaísta, lançou Reverberações da fronteira em Horacio Quiroga (Humanitas/FAPESP, 2008) e Da Clínica do Desejo a sua escrita (Mercado de Letras/FAPESP, 2012). Como resenhista na área de literatura tem textos publicados nos suplementos literários dos jornais O Globo, O Estado de São Paulo, Zero Hora, Jornal do Brasil, além do mexicano El Universal. Atualmente colabora também com a revista argentina Los Inútiles (de siempre). O texto "Da cremação de Herberto Helder" fará parte do livro Romã sem rosto, de lançamento próximo. 

Links pessoais:

facebook.com/historiaszoofilas
https://youtu.be/jdbrLUn0R98
https://youtu.be/INbNTCBJpM8
https://youtu.be/L8h61wrfqJ0  

Email de contato: wilson_alves@yahoo.com