Procurar textos
 
 

 

 

 

 






SÔNIA VAN DIJCK.....

O nu de Courbet
 

Minha prezada Estela,

Fiquei surpresa com a discussão por causa da presença do quadro A origem do mundo (G. Courbet) no Triplo V.

Apesar de respeitar opiniões diferentes, confesso que nunca pensei que tal obra realista pudesse, em pleno século XXI, provocar um olhar que a contemple como pornográfica. Talvez pelo fato de eu nunca me interessar por esse tipo de debate, tenha ficado surpresa. Senti-me mergulhada no século XIX, quando Courbet e a estética realista não eram bem vistos nos salões oficiais.

A origem do mundo está em meu site, como parte da página de Luís Augusto Reis, que analisa um episódio de um romance de Hermilo Borba Filho, comparando-o com o quadro de Courbet - eis o endereço: http://www.soniavandijck.com/hermilo_courbet.htm - nem preciso dizer que o episódio hermiliano foi construído em conformidade com a poética realista (eu até diria naturalista).

Dei uma olhada na exposição fotográfica e em outras matérias do TriploV.

Grande abraço.

Sônia

Sônia Maria van Dijck Lima nasceu na Bahia (Brasil), diplomou-se em Letras, pela Universidade Católica do Salvador (Brasil), e em Pedagogia - Orientação Educacional, pela Universidade Federal de Sergipe (Brasil). Fez doutorado em Letras na Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Literatura Brasileira na Universidade Estadual Júlio de Mesquita - Araraquara (Brasil). Reciclou sua formação de pesquisadora em dois períodos de estágio no CNRS-ITEM (Paris). Foi professora da Universidade Federal de Sergipe e, depois, da Universidade Federal da Paraíba, onde se aposentou. Foi professora visitante dos cursos de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Londrina (Brasil), com bolsas CAPES e CNPq, e professora convidada na Université Paris X-Nanterre (2006 e 2007). Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (1998-1990), tendo sido anos depois sua Presidente (1994-1996). Sócia fundadora da Associação de Pesquisadores de Manuscritos Literários, participou da Diretoria dessa sociedade científica em diferentes cargos, em mais de uma gestão. Crítica literária, pesquisadora de arquivos literários (história da literatura e crítica genética), tem trabalhos publicados no Brasil e no exterior. É contista e poeta bissexta. Apaixonada pelas novas linguagens e pelos novos suportes, produz cd rom e é web master. Endereço de seu site: www.soniavandijck.com
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano