Rodrigo Novaes de Almeida

A construção da paisagem

Ultimamente tenho olhado muito para o lado fora. Lá para a paisagem do mundo no meu quintal. Tem muito verde e, em dias de sol, explosão multicores. Mas o verde predomina, a não ser que olhemos lá para cima, para aquele azul imenso de Deus. Não bastassem as cores, há cheiros também. Bate aquela rajada e os cheiros parecem se materializar. A gente quase ousa pegá-los, como se fossem bichos de estimação. É só abrir a janela e a janela revela o mundo, ou a paisagem do mundo. 

Não devemos nos acostumar com o nosso quintal, jamais. Devemos sempre observar o que ele pode nos trazer de novo. Enxergar mesmo. Enxergar as coisas. É verdade que às vezes dá uma canseira danada, aí a gente se fecha feito ostra, vem para dentro, para outras paisagens – paisagens que construímos quase independentemente do mundo lá fora; paisagens que não precisamos do olhar para enxergar, paisagens de fuligem, etéreas. 

Outro dia misturei sabores, cheiros e paisagens. Veio meio assim, quase como encantamento. Uma nuvem negra estacionou sobre a cidade, as árvores e as salamandras ficaram em polvorosa. De repente, a cidade de Deus desabou sobre a cidade dos homens como elemento. Choveu bastante. E era uma delícia o cheio de terra molhada. Naquele dia comi aipim frito com manteiga. Os pedaços derretiam na boca, nem precisava mastigá-los. Há muito tempo que o homem não precisa se dar ao trabalho de mastigar, pensei. 

Isso foi um pouco antes de acordar e ir à janela fumar. Lá fiquei contemplando a paisagem do mundo no meu quintal. Era cedinho, cedinho. O sol estava preguiçoso e o frescor do orvalho misturava sabores e cheiros. Vontade de comer aipim frito com manteiga... 

 

Rodrigo Novaes de Almeida
11 de setembro de 2010

Rodrigo Novaes de Almeida (Brasil, Rio de Janeiro, RJ-1976). Escritor e jornalista. Publicou, pela Multifoco Editora, o livro de contos “Rapsódias – Primeiras Histórias Breves” (2009), pela Mojo Books, a ficção “A saga de Lucifere”, e participou das antologias Portal Stalker, Portal Fundação e Portal 2001 (org. Nelson de Oliveira). Colunista do http://o-bule.blogspot.com/ Bloga em http://bit.ly/RnaBlog
Contato: rnalmeida76@gmail.com