Mapa do Sítio - Maria Augusta Silva - Revista TriploV de Artes, Religiões e Ciências

MARIA AUGUSTA SILVA

A grande poesia de Maria Estela Guedes "Arboreto": um livro para quem ama as árvores

 

In: Casal das Letras: http://www.casaldasletras.com/bloco_desenvolvimento.html
   

O novo livro de Maria Estela Guedes, Arboreto, é uma obra poética singular e fascinante pelos diálogos que nos oferece com a natureza, abraçando especialmente as árvores e levando-nos por meio delas a tempos ancestrais, a culturas intemporais, ao mesmo passo que nos faz refletir sobre um presente de securas, todavia sem nos dar sentenças nem moralismos de plástico.

Sendo um trabalho culto, tão próprio da brilhante ensaísta que Maria Estela Guedes também é, este Arboreto sensibiliza-nos ainda pela seiva dos afetos e da memória. Em poemas como A tília da Isaurita, Olea patrocineae ou O Medronheiro encontramos a poesia mais tocante deste livro, surgindo-nos uma Estela Guedes espantosamente profunda na abordagem simples das recordações que estabelecem a relação entre o ser humano e o ser-natureza.

Ao ler-se Arboreto muitos de nós irão chamar igualmente sua a tia Maria de O Medronheiro que «(...) pegava no sacho / para regar a Quelha da Azenha» ou a tia Patrícia em nome de quem nos apetece plantar também uma oliveira.

Neste Arboreto, prefaciado notavelmente por Ana Maria Haddad Baptista, a palavra, sendo imensa na sua expressão contemplativa, somando botânica, vivências, gerações, mitologia, signos, ela é sobretudo desafiante ao entrelaçar as raízes da memória (uma memória atuante), convocando-nos para um olhar sereno ao mais fundo de nós. Vejamos, por exemplo, o poema A Figueira e a forma como, unindo a personagem Gravelina à de Ficus carica, a autora nos revela o mais sensível entendimento da vida e da morte quando duas naturezas (a humana e a terra-mater) são um só corpo de fraternidade.

Sobre este novo livro de Estela Guedes apetece-nos, pois, dizer com Raul Brandão:

«Tenho a certeza de que fui árvore e é por isso que tanto as amo.»

   
   

Referências editoriais:
ARTE-LIVROS EDITORA. Obra em formato livreto, 72 pp., elaboração gráfica quase artesanal, com acabamento em cordão de fibra natural, no dorso. O livro "Arboreto" de Maria Estela Guedes pode ser adquirido por meio de mensagem-pedido para:

http://www.artelivroseditora.com.br/index.php?page=contato

 

MARÇO DE 2012

   
   
   

Maria Augusta Silva. Jornalista, poeta e crítica literária. Nasceu em Mangualde (1947). Escolheu os caminhos do jornalismo nos anos 60, em Angola. São de referência trabalhos seus nas áreas da entrevista, reportagem e crónica. Desde sempre ligada às questões sócio-culturais, as artes e as letras, a par dos campos da sociologia, filosofia, ciências da saúde e do ensino, marcam a sua formação profissional. Tem uma carreira sublinhada por diversas distinções, com destaque para o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha (o maior galardão do mundo ibero-americano para a Imprensa), atribuído por unanimidade e entregue pelo Rei Juan Carlos em cerimónia efectuada no Palácio de la Zarzuela, em Madrid.


Site: Casal das Letras, em: http://www.casaldasletras.com/

   
Bibliografia Científica - Botânica - Cibercultura/Ciberarte - Colóquios - Espírito - Ficção - Gnose - Herpetologia - História - Instituto S.Tomás De Aquino (ISTA)
Letras - Links - Naturalismo - Naturarte - Normas - Ornitologia - Poesia - Surrealismo - Teatro - Venda das Raparigas - Viagens-Lugares - Zoo_Ilógico

 

 

 

 

Magno Urbano - iPhone/iPad Applications