ADELTO GONÇALVES
Os verdes anos de Érico Veríssimo

Parte I

Parte II

Parte III

Parte IV

Parte V

Parte VI

Bibliografia

Parte IV

Em Olhai os Lírios do Campo, ainda hoje um livro extremamente popular, o autor conta a história de Eugênio Fontes, filho de um alfaiate pobre, que pretende a ascensão social de qualquer jeito e envergonha-se de suas origens. Formado em Medicina, enfrenta os obstáculos naturais a quem vem de uma condição social menos favorecida, o que o torna inseguro. Conhece Olívia, sua antiga colega de classe e médica também, que lhe dá uma filha, mas a mulher morre e a filha fica como uma lembrança da mulher amada. Depois, trava conhecimento com Eunice, filha de um grande empresário, que, com a sua fortuna, abre caminho para que o médico conquiste o seu espaço na sociedade burguesa.

O próprio autor teve a autocrítica, trinta anos depois de sua publicação, de admitir que Olhai os Lírios do Campo é um livro "um tanto falso e exageradamente sentimental", o que, porém, não impediu que se tivesse tornado um êxito de vendas nas décadas de 30, 40 e 50. O que se pode avançar é que talvez a maneira humana como Veríssimo tratou seus personagens tenha mexido com o sentimento de um público que ainda não era o das telenovelas, mas já ávido por personagens capazes de atos vis ou gestos heróicos.

Decidido a romper os laços que o uniam ao mundo de riqueza que tanto o atraía e, ao mesmo tempo, o incomodava, Eugênio encontra forças para ir à luta em nome de Anamaria, sua filha com Olívia, e, principalmente, nas cartas que a ex-mulher lhe escrevera, sem, porém, que lhe tivesse enviado, na ocasião em que estiveram separados. As cartas surgem como lições de fé, transformando a sua autora num símbolo de otimismo para milhares de pessoas. Mais: um exemplo da mulher decidida que abriria caminho na sociedade patriarcal brasileira da primeira metade do século 20.

Adelto Gonçalves é doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e autor de Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Bocage - o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003). E-mail: adelto@unisanta.br
 
 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano