Helena Figueiredo....
Terapias & Versos

Index

Terapias
Bailado
Bodas de prata
Soneto

TERAPIAS

“Não chores rapariga! Deita isso para trás das costas” dizia-lhe a mãe.

E ela deitava o sofrimento na almofada, encostava – se na barra da cama e ali ficava, chorando. Mas, subitamente, num impulso, saltava para o chão, procurava o lenço vermelho, e da forma mais hippy que sabia, apertava-o com força na cabeça. Sentia as ideias amparadas. Depois abria a janela do quarto, pegava na vassoura e varria cada canto, até encontrar um resto de esperança esquecido atrás do armário. Não passava de uma fotografia que caíra do álbum, onde apareciam alguns mascarados, incógnitos, já amachucados, mas que por minutos lhe arredavam o espírito para longe de si.

***

Aquele ambiente da casa, claustrofóbico, insuportável, caía-lhe em cima, tresloucado, quase fatal.

“Volto já” dizia, sem mais explicações. Pegava no carro e partia sem rumo.

Logo recordava os tempos de escola, o círculo de estudos, onde passeavam segredos como ponteiros de um relógio.

O título da lista era: “Remédio para momentos de raiva”. Os nomes eram escritos em filas, que engrossavam à medida que passavam por cada uma das raparigas. Havia-os para todos os gostos, da pimenta à malagueta, do ácido ao corrosivo. Um verdadeiro manual de sobrevivência, para quem precisava continuar vivo.

Gritava-os um a um de encontro aos vidros, num rosário de língua afiada, numa tabuada sem resultado palpável, a não ser aquela sensação de alívio, que a levava a regressar a casa a tempo de preparar o jantar.

Helena Figueiredo nasceu em 9 de Março de 1959, numa pequena aldeia do concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu. É licenciada em Educação de Infância, e desde os 21 anos que trabalha com crianças entre os 3 e os 6 anos. Entre 2003 e 2006 prestou assessoria ao Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal.

http://noreinodacriatividade.blogspot.com/
helena_lopes_m@hotmail.com

Entrada no TriploV: Abril de 2008