Cadernos do ISTA . número 17
A verdade em processo

 

OS ESTUDOS BÍBLICOS HOJE:
Pluralidade dos métodos,
das abordagens e dos resultados

FRANCOLINO J. GONÇALVES

École Biblique et Archéologique Française . Jerusalém

INTRODUÇÃO

O estudo da Bíblia, como qualquer outro estudo, está historicamente situado. É, em grande parte, fruto e reflexo das correntes intelectuais vigentes no lugar, no meio e no momento em que ele é feito. Por isso, acompanha a mudança dos tempos. Tendo as correntes intelectuais mudado consideravelmente nas últimas décadas, é natural que os estudos bíblicos tenham seguido o movimento.

Foi-me pedido que assinalasse as principais mudanças ocorridas neste campo nos últimos quarenta anos. A minha atenção incidirá no estudo do Antigo Testamento (AT), actividade que tenho acompanhado de mais perto.

Sendo impossível compreender o alcance das mudanças ocorridas nos estudos bíblicos nas últimas décadas sem lhes conhecer a história anterior, vou primeiro esboçar essa história. Começarei pelas leituras tradicionais – judaica e cristã – do AT. Apresentarei a seguir o estudo histórico-crítico, fazendo um balanço dos seus resultados. Para isso, tomarei como exemplo o livro de Isaías, que me parece constituir uma excelente amostra. Assinalarei a seguir o fim do monopólio dos métodos histórico-críticos e a proliferação dos métodos e das abordagens no estudo da Bíblia. Terminarei com alguns dos resultados, a meu ver, mais significativos do estudo do Pentateuco, dos profetas e, de uma maneira geral, das teologias do AT no decurso das últimas quatro décadas.

ISTA, Página principal - Cadernos do ISTA - TriploV

ISTA
CONVENTO E CENTRO CULTURAL DOMINICANO
R. JOÃO DE FREITAS BRANCO, 12
1500-359 LISBOA
CONTACTOS:
GERAL: ista@triplov.com