CADERNOS DO ISTA, 16
O Enigma da Sexualidade
 

O problema do Corpo
JOSÉ M. BÁRTOLO (U.N.L.)

 
1.

O Corpo está no centro dos discursos e das práticas contemporâneas. Na fronteira de cada disciplina, na sua margem - esse espaço que se abre a contaminações - o corpo humano é agenciado a partir de traduções ou hibridizações nas quais o elemento tecnológico sempre é envolvido. Da Joalharia (Christoph Zellweger) à Arquitectura (Knowbotic Research), encontramos inúmeras formas de tomar o corpo como material susceptível de ser enxertado com outros materiais, conduzido que é por lógicas projectuais dominadas por um neo-funcionalismo confuso (dito entrópico) que podemos associar á afirmação de um Design Total, isto é, um Design que já propõe modelos de intervenção social associados a valores veiculados por objectos utilitários, mas que passa a propor modelos de realidade e existência associados a um Hard Design (a uma arquitectura do corpo) a um Soft Design (uma arquitectura da mente).

Para percebermos como aqui se chegou, teríamos de reconstruir a história da perda de valor do corpo, que coincidiria com a sua dessacralização: do corpo-mercadoria do século XIX, com o desenvolvimento da prostituição e da pornografia, ao corpo-virtualizado do século XXI que essencialmente intensificou formas de mercantilização e manipulação do corpo a partir das novas tecnologias.

Deleuze e Guattari afirmam que "o organismo está a ser desmantelado", a experiência de interface com a tecnologia é essa experiência de desmantelamento do corpo, de quase-morte como diz Bukatman.

Somos conduzidos ao "problema do corpo" que resulta desta estranheza da sua alteração High-Tech. Porém, o "problema do corpo" não é circunstancial - sujeito a actualizações que tenham a ver com o seu enquadramento histórico; ou pelo menos esse problema - de antropologia da cultura - talvez só deva ser colocado depois de dilucidado esse outro de natureza ontológica.