Procurar textos
 
 

 

 

 

 







DOMENICO AGOSTINO VANDELLI
PARA UMA BIOGRAFIA DE DOMINGOS VANDELLI
(1735-1816)
 
1770

- Memoria sobre a utilidade dos Jardins Botanicos. Lisboa. Reeditado em 1788 na Col. Diccionario, núm. 20.

- Alvará régio de 7 de Novembro proibe a importação de louça à excepção da da China e India, e isenta de direitos a que se exporta. Resultados da actividade de Vandelli nessa indústria.

- Fasciculus Plantarum cum Novis Generibus et Speciebus. Lisboa. Reedit. por Romer, 1796. Plantas de Portugal e Brasil. Táxones dedicados: Bragantia (João Carlos de Bragança, duque de Lafões), Pombalia Iipecacuanha; refere-se a várias pessoas que indicaram usos medicinais da planta: D. Manuel Gomes de Castro, D. Belfort, Aloísio Pinto, governador de Mato Grosso, Banks (presidente da Royal Soc. London), Valadares, Botelho (Constantino António Botelho de Lacerda Lobo), Mattiazzi, Angeja e Wade.

Na Flora Lusitanica et Brasiliensis, ed. Romer, pág. 110-111, as ipecacuanhas são várias espécies de Euphorbia; vem indicada a vis (aplicações médicas).

Carta de Lineu. Upsala, 7 de Janeiro
Lineu lamenta-se pela falta de notícias. Diz que está doente, as aulas ocuparam-no a cada passo. Espera com avidez a Flora, et Fauna Lusitanica, na qual Domingos Vandelli é o primeiro a ter estudado esta fertilíssisma e felicíssima região que é Portugal. Pergunta se a obra já foi editada. (Só o será daqui a uns dez anos ou mais).
 
BRASIL
Em alguns anos anteriores Vandelli deve ter estado no Brasil, como o provam algumas das suas obras, em que demonstra falar do Brasil com conhecimento de causa.
 
1772
Carta de Lineu. Upsala, 1 de Julho

- Saem os Estatutos da Universidade Reformada. Os antigos são recolhidos e decerto queimados, o que significa que Aristóteles é lançado à fogueira. Pombal considerava-o "abominável filósofo".

- Por D. José I, em 11 de Abril, Vandelli é nomeado Lente da Cadeira de Historia Natural e Chimica (Dec. 11 Setembro). Graduado gratuitamente pelo Marquês de Pombal a 9 de Outubro na Fac. Filosofia. A 12, na de Medicina, durante a "Viagem do Marquês Visitador".

- Funda o museu de História Natural (Coimbra), em parte com o seu próprio museu, que ocupava, em Pádua, 28 armários, e abrangia fósseis, minerais, plantas, animais, etc., e cerca de três mil moedas romanas.

- Visita com Della Bella (Dolabella ou Dala Bella) o local escolhido para a criação de um Jardim Botânico. Não seguem o risco modesto traçado em Londres em 1731 por Jacob de Castro Sarmento.

 
1773
Carta de Lineu. Upsala, 24 de Julho
 

- Pombal reprova os planos demasiado ambiciosos de Vandelli e Della Bella, que sofrem modificações. Em todo o caso, o Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa) irá muito além da horta para cultivo de poejos e beldroegas, como queria Sebastião José.

- Maio. Vandelli inaugura o curso de Química na cozinha e refeitório do Colégio dos Jesuítas (Universidade de Coimbra), enquanto se construía o Laboratório.

 
1774

- Marquês de Pombal, oficio ao Reitor, 25 de Fevereiro: "Estimo que o Doutor Vandelli vá prosseguindo as suas úteis e curiosas lições de História Natural, e de Botânica; e que passe neste ano a compreender as necessárias lições de Quimica; das quais todas há-de resultar um vantajosissimo proveito aos Estudantes, que seguem a Faculdade de Medicina." (Documentos Pombalinos).

- Primeira lição de Quimica (dissertação inaugural, em que começa por dizer que nunca lhe viera ao pensamento que devesse ser ele o primeiro a ensinar a Ciência Quimica naquela ilustre Universidade), na qual explica o que é essa ciência, o que se pretende com ela, e mostra as suas relações com a medicina.

- Dirige o Laboratório. Estatutos: "No qual, além de se fazerem as Experiências relativas ao Curso das Lições, se trabalhe assiduamente em fazer as preparações, que pertencem ao uso das Artes em geral, e da Medicina em particular."

Por oficio do Marquês de Pombal, Júlio Mattiazzi, Jardineiro do Real Jardim Botânico (Ajuda), é encarregado de "fazer plantas no Horto Botânico" da universidade, devendo regressar a Lisboa serviço acabado.

 
1775
- Conclui a instalação do Museu de História Natural na Faculdade de Filosofia. O recheio é basicamente constituido por três colecções compradas: duas de Vandelli, e outra do Coronel Joseph Rollen Van Deck. Dois deputados da congregação da Fac. Filosofia, Della Bella e Monteiro da Rocha, fazem a avaliação.
 
1776

- Dissertatio de Monstris. Coimbra.

- Morte de Girolamo Vandelli.

 
 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano