Procurar textos
 
 

 

 

 

 







DOMENICO AGOSTINO VANDELLI
PARA UMA BIOGRAFIA DE DOMINGOS VANDELLI
(1735-1816)
...
Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, e das de Upsala, Pádua, Florença (e Royal Society of London?). Botânico real, lente de Prima, na Faculdade de Filosofia (Coimbra). Áreas de actuação: História Natural, arqueologia, numismática, ensino, lavoura, mineração, economia, finanças, indústria, comércio, política, diplomacia, revolução, etc..
 
1735
Domenico Agostino Vandelli nasceu em Pádua, às 22 horas do dia 8 de Julho. Foi baptizado a 10, na igreja de S. Giorgio. Filho de Francesca Stringa e Girolamo Vandelli. Girolamo era médico, cirurgião célebre, professor da Universidade de Pádua. Pertencia a uma antiga e distinta família de Modena. Batelli diz que deixou uma única obra escrita, Succinta descrizione delle terme di Padova (1775).
 
1750
Viaja pela Itália.
 
1755
Terramoto em Lisboa. Reconstrução e reformas. Criação da Casa do Risco e Junta do Comércio. D. José I manda construir no Alto da Ajuda o Paço de Madeira, anti-sísmico, e para ali irá residir com a família real. Anexos ao Paço, o Marqu~es de Pombal, influenciado pelo Marquês de Angeja, manda construir o Jardim Botânico e o gabinete de História Natural, destinados à instrução dos príncipes D. José e D. João, filhos de D. Maria.
 
1756
Vandelli publica Epistola de Sensibilitate pericranii, Periostii, Medullae, Durae Meningis, Cornea et Tendinum. Pádua.
 
1758

- Epistola Secunda et Tertia de Sensitivitate Halleriana. Pádua.

- Dissertationes Tres:
I - De Aponi Thermis
II - De Nonnulis Insectis Terrestribus, & Zoophytis Marinis
III - De Vermium Terrae Reproductione, Atque Taenia Canis.

Pádua.

 
1759

- Entre 1759 e 177- mantém correspondência com Lineu, publicada num volume colectivo da correspondência do sueco. As cartas deste e de António de Haen (Viena), foram publicadas por Vandelli em Florae Lusitanicae (1788). As de Lineu, republicadas por Romer (1796).

 
Carta de Lineu - As cartas de Lineu e Haen estão escritas em latim. O latim é ainda a língua da comunidade científica.
Upsala, 3 de Fevereiro. Lineu agradece as Dissertationes Tres, referindo-se também às estampas. Considera-as obra divina, dizendo que devorou tudo de fio a pavio. Chama a Vandelli a Fénix da sua pátria, diz que o italiano não se contentou com o exterior das coisas, mas que penetrou no mais profundo segredo da criação divina da Natureza. Fala das imagens de Holothuria, Uva marina e Cochlea, animais seus desconhecidos que incluiu no tomo III do Systema Naturae. Não fala de Testudo (Dermochelys) coriacea, mas também a incluiu. Diz que sempre lhe parecera paradoxal a doutrina de Haller sobre a insensiblidade "periostii", "tendinum", etc., e que pelo contrário, Vandelli mostrava a verdade e desfazia as dúvidas. Declara que Vandelli venceu sem dificuldade a falácia das doutrinas de Réaumur sobre a reintegração das Lumbricidae, apesar de Réaumur ser uma autoridade. Informa que saiu o Tomo I, sobre os animais, da décima edição do Systema Naturae; o II inclui as plantas e o III, os minerais.
 
- Reformas do ensino. Criação da Aula do Comércio, dependente da Junta do Comércio, integrada nos planos de criação de cursos médios.
 
 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano