Odete Costa Semedo.

POEMAS - INDEX

Otcha kusas kunsa Bissau ka misti fia

Bissau ka mistiba fia

na ke k'i na odja

nin na ke k'i na sinti



Bissau dispidi di si fidjus

nun, i mborka

pa risibi kalef

pa risibi limbida

di nhara sikidu ku si fidida

Bissau ka fia

Quando tudo começou Bissau não quis acreditar

Bissau não quis acreditar

no que via

no que estava a sentir



Bissau despediu-se de seus filhos

nua deitou-se de bruços

para receber chicotadas

para receber açoite

com ramos espinhosos

de nhára-sikidu

Bissau não quis acreditar

 

Nota: estes poemas foram escritos em português e recriados no crioulo de Guiné-Bissau, ou vice-versa, pela própria poeta, que escreve nos dois idiomas. Os poemas foram extraídos do livro No fundo do canto, publicado no Brasil em 2007 pela editora Nandyala.

http://www.revistazunai.com/poemas/odete_costa_semedo.htm

Maria Odete da Costa Soares Semedo (1959) nasceu em Bissau. Diplomada em Letras pela Universidade de Lisboa. É professora da escola de formação de professores em Bissau (Escola Normal Superior Tchico Té), e professora colaboradora da Universidade Colinas de Boé, também em Bissau. Foi Ministra da Educação Nacional e Presidente da Comissão Nacional para a UNESCO, Bissau. Investigadora Sênior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, INEP-Bissau, foi muito recentemente Ministra da Saúde em seu país. Possui diversos trabalhos publicados em várias antologias literárias, jornais e revistas da especialidade na Guiné-Bissau e no estrangeiro.

Doutoranda em Letras na PUC Minas, contam-se, entre as suas obras publicadas, "Entre o ser e o amar" (poesia, Bissau: INEP, 1996); "SONNÉÁ histórias e passadas que ouvi contar I" (contos, Bissau: INEP, 2000) e "DJÉNIA histórias e passadas que ouvi contar II" (contos, Bissau: INEP, 2000); "No Fundo do Canto" (poesia Viana do Castelo: Edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo- Portugal, 2003). Este último foi também publicado aqui no Brasil, em 2007, pela editora Nandyala, Belo Horizonte.

http://veronicabenesi.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano