Domingas Samy

Poemas

 
 
 
 
 
 

Domingas Barbosa Mendes Samy, «Mingas», nasceu em Bula, sector da legião de Cacheu, em 2 de Janeiro de 1955. Fez os seus estudos primários em Gabú, região local, mais tarde tendo frequentado o Liceu Nacional Honório Barreto, depois Kwame N’Krumah. Depois de concluir o liceu no ano lectivo de 1975/76, beneficiou de uma bolsa de estudos para a URSS a fim de efectuar os seus estudos universitários, que veio a concluir com a licenciatura no ano de 1981, em Filologia Germânica.

Após o regresso ao país, trabalhou no Liceu Nacional Kwame N’Krumah como professora da língua francesa e ao mesmo tempo presidente do Conselho Técnico-Pedagógico. Actualmente é funcionária do secretariado do C. C. do PAIGC, directora da Biblioteca Nacional do Partido.

Escreve em quatro línguas diferentes (português, francês, russo e crioulo). Os seus primeiros versos foram escritos e publicados em russo nas páginas do Jornal de Varóne (cidade onde estudou), «Molodoi Kommunar» (jovem comunardo) e posteriormente na revista «Vida Soviética» em 1982 e 1984.

Durante os seus estudos, «Mingas» participou frequentemente em saraus de poesia. Em 1983, começou a participar nas conferências internacionais dos escritores da África e da Ásia.

É também secretária da UNAE (União Nacional de Artistas e Escritores da Guiné-Bissau) e membro fundador da «LEC» (Liga dos Escritores dos «Cinco»).

http://www.didinho.org/

http://senegambia.blogspot.com/

 

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano