José Carlos Schwarz.....

 

Cobiana

No Didinho, em www.didinho.org/
http://www.didinho.org/Cobiana%20djazz%20-%20cobiana.mp3

José Carlos Schwarz nasceu em Bissau a 6 de Dezembro de 1949.Era fillho de Carlos Hans Schwarz, funcionário público, e de Justina Schwarz, doméstica. Tal apelido deveu-se ao facto de o pai ter nascido de mãe guineense e de pai alemão.

Fez o ensino primário em Bissau, tendo dividido os estudos liceais entre Bissau, Dakar e Cabo Verde, sendo neste último em 1966.

Em 1967 segue com a mãe para Portugal a fim de se juntar ao pai, cujo estado de saúde se agravara. Ali, pode iniciar os contactos com a música "soul" e "jazz", e com as realidades da luta de outros povos pela independência e pelos direitos humanos.

Numa das suas visitas a Bissau, criou uma organização sócio-cultural denominada "Roda-Livre", que não durou muito tempo devido ao volte-face imposto a José Carlos pela Polícia Política Colonial "por uma Guiné melhor".

Entabulou contactos com as estruturas clandestinas do PAIGC e com os ideais de Libertacão Nacional.

Fundador e líder do Cobiana Djazz, com o qual gravou dois discos, José Carlos dedicou grande parte das suas composições ao fundador da nacionalidade guineense, Amilcar Cabral, a quem admirava profundamente. Se enquadrava na resistência cultural. Nessa época, seus textos eram marcados por uma velada crítica ao regime opressor, disfarçada na linguagem metafórica e poética da língua crioula e dos provérbios tradicionais. A imensa popularidade que essas canções atingiram provocou uma grande inquietação no seio dos dirigentes locais.

Gravou com Miriam Makeba o seu Lp "Djiu di Galinha", editado postumamente.

Partiu definitivamente a 27 de Maio de 1977, quando desempenhava o cargo de Encarregado de Negócios da Guiné-Bissau em Cuba, num acidente aéreo, tendo-se o avião em que viajava despenhado, ao aterrar no aeroporto de Havana. Tinha 27 anos.

http://www.myspace.com/joscarlosschwarz

 

http://senegambia.blogspot.com/

 

 

 

 




 



hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano