c

Procurar textos
 
 

 

 

 







 
 
DESENVOLVIMENTO includente, sustentável, sustentado
Igancy Sachs
ISBN 85-7617-040-X 14 x 21 cm 152 págs. R$ 30,00
 

O debate sobre o Desenvolvimento vem sendo travado há algumas décadas, mas recentemente se intensificou, muitas vezes de maneira estimulante, com as drásticas mudanças políticas que o mundo tem sofrido, o forte acirramento das tensões sociais e a incessante degradação do meio ambiente.

Nesse contexto delicado, surge a proposta de um Desenvolvimento Sustentável como alternativa desejável - e possível -, para promover a inclusão social, o bem-estar econômico e a preservação dos recursos naturais. Essa tese, articulada pelo professor Ignacy Sachs, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, conquista cada vez mais apoio em todo o planeta.

O professor Sachs, um profundo conhecedor dos problemas dos países do assim chamado Terceiro Mundo, e particularmente do Brasil, fundou na França o Centro de Estudos sobre o Brasil Contemporâneo e o Centro Internacional de Pesquisas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, para aprofundar e desdobrar essa problemática. Neste livro, ela é abordada, como sempre de maneira fecunda e criativa, com enfoques centrados nas questões do trabalho, da inclusão social, das políticas públicas, da distribuição de renda - todas elas perpassadas pelo fio condutor da ética, como eixo de um pensamento que alia o rigor científico a um humanismo veemente. Como diz Celso Furtado, "a leitura destes ensaios de Ignacy Sachs, grande e lúcido conhecedor da problemática do desenvolvimento e, mais especificamente, dos impasses que enfrenta o Brasil no momento atual, nos encoraja a trazer essas questões para primeiro plano."

Esta obra é publicada em co-edição pela editora Garamond e o Sebrae, no contexto do Projeto Parcerias com Editoras, com o qual o Sebrae busca incentivar o setor editorial brasileiro - constituído majoritariamente por pequenas e micro empresas - e simultaneamente direcionar suas publicações, em geral de conteúdo técnico, para todo o segmento dos pequenos negócios.

O Projeto também visa a estimular o aparecimento de novos autores, especialistas em assuntos de interesse dos empreendedores e das micro e pequenas empresas, confirmando assim a vocação do Sebrae e seu compromisso com um projeto de desenvolvimento, para o Brasil, que seja includente, sustentado e sustentável.

 
   
   

 

 

 


hospedagem
Cyberdesigner:
Magno Urbano