diferença
DIFERENÇA
diferença
DIFERENÇA
diferença
DIFERENÇA
diferença
DIFERENÇA

GALERIA DIFERENÇA
Cooperativa de Artistas Plásticos
 

Galeria Diferença

Inauguração Colectiva de Fotografia – Trinta anos

10 de Janeiro a 21 de Fevereiro

 

A Diferença Comunicação Visual, C.R.L. é uma Cooperativa Cultural sem fins lucrativos que foi fundada a 30 de Janeiro de 1979 por um grupo de artistas liderados por Ernesto de Sousa. Esses fundadores foram Helena Almeida, Irene Buarque, António Palolo, Monteiro Gil, José Conduto, José Carvalho, Fernanda Pissarro, Marília Viegas e Maria Rolão.

Em 1985 foi-lhe conferido o estatuto de Utilidade Publica em reconhecimento à sua abertura a jovens artistas e também ao trabalho pioneiro que levou a cabo em várias vertentes estéticas, e em estreita colaboração com a galeria Quadrum, o CAPC de Coimbra e a Cooperativa Árvore do Porto.

Dispomos de um espaço de galeria onde desde sempre se previlegiou o lançamento de jovens artistas; por exemplo, nele foram feitas as primeiras exposições individuais de Rui Sanches, Rosa Almeida, Pedro Calapez, Ana Leon, Pedro Cabrita Reis, Xana e José Loureiro, entre outros. Neste espaço polivalente têm sido igualmente realizados lançamentos de livros, conferências e concertos. Dispomos ainda de ateliês de gravura, serigrafia e um laboratório de fotografia, onde funcionam cursos de frequência livre e workshops com artistas nacionais e estrangeiros. Temos produzido edições de serigrafias, gravuras, cartazes, capas de catálogos e livros de artista.

Em 1985, com os apoios da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian, foi possível adquirir e ampliar as nossas instalações com um novo projecto para galeria oferecido pelos arquitectos Nuno Teotónio Pereira e Artur Rosa e pelo engenheiro Cancio Martins.

Agora comemoramos os trinta anos de actividade com duas exposições colectivas dos sócios e fundadores. A primeira de 15 de Novembro a 31 de Dezembro, foi dedicada ao desenho e à pintura, e a segunda de 10 de Janeiro a 21 de Fevereiro, dedicada à fotografia. Na primeira mostra participaram Ana Hatherly, Ana Leon, Ana Vieira, António Palolo, Albertina Sousa, Catarina Castel Branco, Eduardo Nery, Irene Buarque, Fernanda Pissarro, Maria José Oliveira, Manuel Baptista, Marília Viegas, Rita Gamboa. Na segunda mostra participam Alberto Picco, André Gomes, Artur Rosa, Cristina Ataíde, Ernesto de Sousa, Fernando Curado Matos, Helena Almeida, José Afonso Furtado, José Conduto, José Barrias, Maria José Palla, Monteiro Gil, Nuno Teotónio Pereira e James Mitchell.

No espaço da loja e acervo estão presentes Ana Hatherly, Manuela Almeida, Isabel Garcia, José Paulo Ferro, Julião Sarmento, João Cochofel, Joana Rosa, , José Loureiro, José Carvalho, Laura Pels Ferra, Patrícia Félix, Paulo Lourenço, entre outros. Mostramos também alguma documentação dos 30 anos de actividade.

 Galeria Diferença, Janeiro 2009

 
 
 
 

Galeria Diferença
Rua S. Filipe Neri, 42 cave
1250 - 227 Lisboa
Tel: 21.3832193
Fax: 21.3853664
E-mail: diferenca@mail.telepac.pt
de Terça a Sábado das 15h00 às 20h00