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ARTE COM CIÊNCIA NO CIBERESPAÇO
Maria Estela Guedes

 

3. Interactividade
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Numa época em que se valoriza tanto a interactividade, é curioso verificar que no TriploV ela só se exerce através do email e da colaboração. Foram instalados, retirados, reinstalados e esquecidos forum, chat, blog, galeria de fotos, etc., tudo dispositivos que permitem aos cibernautas entrar em contacto uns com os outros e depositar directamente a sua colaboração. Recebemos mais de dois mil e quinhentos PCs por dia, esse número aumenta todos os meses, parecendo então medida útil a instalação de dispositivos interactivos. Realmente ninguém os utiliza, e não vale a pena perder tempo a indagar os motivos, eles decorrem da natureza do sítio. O TriploV é um depósito de material artístico e ensaístico de nível elevado, para jovens e adultos, não para classes etárias inferiores. Os ensaios prestam serviço de formação literária e científica. A arte cumpre a sua função de criar conhecimento, dar prazer e alargar o campo da consciência. Nada disto precisa de mecanismos interactivos provocados artificialmente, a interactividade exerce-se de forma espontânea no plano afectivo, estético e intelectual.

Pensando melhor, acabei por abandonar essas experiências, por as considerar inadequadas e me sentir desacompanhada. Os artistas plásticos usam a Internet como galeria, não criando para esse meio com as ferramentas do ciberespaço. Ainda não conhecem o potencial das novas tecnologias. É o caso de Pedro Proença, apesar de este pintor-escritor-músico até criar obras destinadas especialmente ao TriploV. Quem quer colaborar pode fazê-lo da maneira que escolhe, e a opção é o envio de trabalhos para publicação.

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4. Espaço desierarquizado
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O que alia no site pessoas tão diferentes na formação e nas crenças? Diria que é o agrado por se sentirem numa assembleia de pares, independentemente de uns pares serem escritores, outros pintores, outros frades, outros esoteristas, outros cientistas, e outros filósofos e historiadores das ciências.

Neste ponto observo que as referências dos ensaístas são as mesmas, e que é o mesmo o paradigma em que se movem os cientistas. Existe uma globalização intelectual de topo que faz com que a formação de um universitário chileno seja a mesma de um seu par português ou brasileiro. A cultura universitária é comum a todos, escusado esperar por alguma originalidade própria de cada nação. Do lado da ciência normal, escusado esperar por alguma atitude pessoal que se afaste do consenso do grupo. E no entanto há muita matéria subversiva no TriploV, que eclode no seio do próprio grupo. Embora a única diferença notável entre nós seja a linguística, é evidente que o TriploV é um espaço de grande originalidade, que provém da singularidade de cada um. Provém ainda do contraste entre os grupos em presença. O que domina a cultura e a ciência, hoje, é a especialização. A especialização isola os grupos e cria hierarquias muito duras. O facto de o TriploV ser multidisciplinar anula a possibilidade de uns grupos se tornarem liderantes em relação a outros.

O TriploV não é uma revista, a actualização é quase diária e eu não retiro textos do ar, vou-os armazenando, como numa biblioteca. O núcleo de colaboradores conhecidos pessoalmente dos três coordenadores, Maria Alzira Brum Lemos, no Brasil, José Augusto Mourão e eu em Portugal, é muito inferior ao total. Na maior parte, os construtores do TriploV tomam espontaneamente a iniciativa de se agregar a nós. Em geral são escritores e professores universitários. A sua produção está a ser utilizada em abundância, o que se nota no número de páginas consultadas e na presença que se começa a sentir de referências a páginas do TriploV em trabalhos curriculares. Porém nada disto constitui nódulo ideológico, nada disto se apresenta como dispositivo controlador ao serviço de dado paradigma.

O mais importante factor que impede o controlo intelectual é o facto de o espaço do TriploV não estar hierarquizado. Não existe nenhuma liderança, eu sou proprietária do site, colaboradora e webmaster, mas não lidero e nem faço grande triagem dos trabalhos, não é preciso.

Desinvesti o termo "editorial" do peso directivo que habitualmente tem, quer como género jornalístico, quer como manifesto de um único chefe. Qualquer texto novo que apareça pode ser apresentado como editorial. Esta estratégia desinveste-me a mim de protagonismos e acentua a paridade geral. Porém a paridade é díspar, pois nada impede que um conto, uma homilia ou uma exposição de artes plásticas apareçam debaixo do rótulo "editorial". A consequência, para além de os pintores e escritores se sentirem respeitados, é a de evitar que o peso da arte possa ser maior que o da ciência, e menor que o desta o da religião. A todas as modalidades de expressão e saber é conferido o mesmo valor.

A desierarquização é promovida pela presença do diferente, aquele que em situação normal não é um par: o poeta não é considerado um dos seus pares pelo cientista, o alquimista não considera o cientista um dos seus pares, e o católico pode considerar o maçon um dos seus semelhantes, mas não o considera um dos seus confrades. O inverso também é verdadeiro. Estas pessoas coabitam em paz, denunciam às vezes os seus diferendos, mas não se hostilizam. Agrada-lhes o convívio, quanto mais não seja por implicar uma assembleia sem fronteiras nacionalistas nem de paradigma.

A ciência pode fazer arte mas não o reconhece, isto é, a ciência não reconhece a existência de uma dimensão literária no texto científico. O que reconhece, podendo nem existir para os escritores, é a dimensão estética dos seus contos e romances. Já a arte busca a ciência em plena consciência, e em plena consciência usufrui dos benefícios que lhe proporciona a tecnologia. Aliás, a arte é consciência.

No TriploV há muita matéria científica e sobre a ciência que põe a nu problemas passíveis de interpelar a consciência, a nossa noção de responsabilidade. Estão neste caso os trabalhos de História Natural e sobre o naturalismo. Eles constituem o núcleo principal do site. Faz parte dele o Zoo_Ilógico, com ilustrações coligidas na maior parte na literatura científica do século XIX. Temos também um directório de Herpetologia, com fichas de espécies de Portugal e antigos territórios portugueses da África ocidental. Estes trabalhos são um dos elementos mais fortes da desierarquização.

Julgo que o repúdio da hierarquia controladora, por estimular o livre pensamento, favorecer a vontade de crítica, é o principal atractivo do TriploV. Os autores sabem que podem falar livremente, benefício de que nem todos gozarão nos meios normais de comunicação nos seus países. E mesmo fora deste regime de voz controlada, é decerto aliciante falar num registo livre dos constrangimentos do bem parecer social, do bem merecer pelo currículo literário, do bem estar com quem nos assegura o ordenado. A este nível de liberdade de expressão, já o autor não reside decerto no habitáculo do familiar, do bairro, da universidade onde é docente, nem do próprio corpo como destinador e receptor da mensagem, sim no ciberespaço propriamente dito, aquele em que reina o anonimato apesar da eventual celebridade nacional, o do virtual que não é um parecer, sim um ser passível de gerar uma consciência alargada ao nosso semelhante, independente da piedade pelo nosso vizinho, por incidir em abstracto no que não se conhece, mas se sabe que é planta, animal, pessoa ou célula de um mesmo organismo, o Planeta.

   
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