Procurar textos
 
 

 

 

 







JARDINAR COM FRANCIS BACON
Maria Estela Guedes

INDEX

Sumário
Sobre jardins
Maravilhas da Natureza
Teres e haveres
Concluindo com idolatria
Bibliografia

Sumário

“O que é isto?!”, perguntam os exegetas, face às Magnalia Naturae, praecipue quoad usus humanos, de Francis Bacon. A estrutura sintáctica do texto foi sabiamente escolhida, para ocultar essa questão, por isso não é nele que acharemos resposta, sim em nós. Até que ponto nos cega a arrogância, para negarmos ao autor de um texto publicado em 1627 (postumamente) a ciência que lhe permite saber o que diz? Em 1627, se porventura não se sabia como alterar a estatura e a fisionomia (e de quê? – de indivíduos ou de espécies?), esse era no mínimo um objecto de investigação. Em 1627, se não se sabia fabricar diamantes artificiais, no mínimo sabia-se que esse era um objecto pertinente de investigação científica. Nada porém nos autoriza a dizer que não se sabia, excepto o medo, apesar de vivermos já em república, e a razoável distância da escolástica. Pesa no entanto sobre nós um paradigma que envolve o conceito de progresso, dificilmente compatível com a aceitação do facto de que as Magnalia Naturae correspondam a uma lista de práticas científicas do século XVII.

Esse e outros textos de Francis Bacon, incluído o que traz por título “Sobre jardins”, constituem o objecto do presente ensaio.

 

* Trabalho apresentado ao Congresso Internacional “Jardins do Mundo”. DRAC. Região Autónoma da Madeira. Funchal, 9-12 de Maio de 2007.

** Maria Estela Guedes: TriploV (http://triplov.org), CICTSUL (Centro Interdisciplinar de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade de Lisboa). Contacto: estela@triplov.com

Maria Estela Guedes. Membro da Associação Portuguesa de Escritores, da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários, do Centro Interdisciplinar da Universidade de Lisboa e do Instituto São Tomás de Aquino. Directora do TriploV. Alguns livros publicados: Herberto Helder, Poeta Obscuro; Eco/Pedras Rolantes; Crime no Museu de Philosophia Natural; Mário de Sá-Carneiro; O Lagarto do Âmbar; a_maar_gato; Lápis de Carvão; Ofício das Trevas; A Boba.