BES - BOLSA ERNESTO DE SOUSA
Em memória de Ernesto de Sousa,
pioneiro do experimentalismo intermédia em Portugal

SÉRGIO CRUZ
GANHA BOLSA ERNESTO DE SOUSA

O artista intermedia Sérgio Cruz ganhou a Bolsa Ernesto de Sousa 2008/2009.

A BES, iniciativa conjunta da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a premiar um projecto inédito no âmbito da arte experimental intermedia, proporcionando um estágio de um mês em Nova Iorque, sob a orientação da Experimental Intermedia Foundation, estando previstas apresentações públicas do trabalho seleccionado.

Sérgio Cruz propõe-se desenvolver em Nova Iorque uma instalação vídeo em split screen com figuras coreografadas em ambiente urbano (Pequim, Maputo e Nova Iorque). O projecto funciona como um road movie coreografado, a partir de imagens e sons da vida urbana e social em três diferentes continentes. Trata-se de uma justaposição de realidades distintas, resultante de uma metodologia de observação etnográfica, articulando a linguagem cinematográfica e a performance.

Ficou igualmente decidido atribuir uma menção honrosa a Carlos Manuel da Silva António (shadWMan), pelo seu projecto audiovisual “Self Portrait”.

O júri da BES foi este ano constituído por Phill Niblock (compositor, cineasta e director da Experimental Intermedia Foundation, de Nova Iorque), Manuel Costa Cabral (artista plástico, em representação da Fundação Calouste Gulbenkian), Rui Eduardo Paes (crítico musical e representante da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento), Valerie Vivancos (artista intermedia e curadora de arte), Emanuel Dimas de Melo Pimenta (compositor e arquitecto), Ruben Verdadeiro (artista intermedia) e Isabel Alves (produtora cultural).

O presidente do júri, Phill Niblock, assinalou o sucesso e a qualidade do trabalho desenvolvido em Nova Iorque pelo bolseiro de 2007-2008, Francisco Janes, facto que vem confirmar uma vez mais a importância da BES no âmbito nacional e internacional.

Lisboa, 21 de Janeiro de 2009

Agora na sua décima sexta edição, a BES, realizada com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a premiar um projecto inédito no âmbito da arte experimental intermedia, proporcionando um estágio para investigação e experimentação na Experimental Intermedia Foundation sob a orientação de Phill Niblock, nos E.U.A. (Março de 2009).

Considera-se uma "criação experimental intermedia" toda a proposta que de alguma forma associe imagem, som e movimento, numa perspectiva de pesquisa e inovação e tendo como finalidade a apresentação de um espectáculo. Os candidatos deverão possuir a nacionalidade portuguesa e ter um bom conhecimento de língua inglesa.
Candidaturas
As candidaturas deverão ser apresentadas em 5 exemplares em português e 2 exemplares em inglês e incluir:
1. Documentação sobre três obras realizadas pelo concorrente, na forma de diapositivos, gravações áudio ou vídeo (CD, DVD e CD-ROM).
2. O projecto que o candidato pretende desenvolver em Nova Iorque, incluindo sinopses de conferências ou performances que desejaria realizar nos Estados Unidos.
3. Curriculum detalhado.

As candidaturas deverão ser endereçadas à FLAD em carta enviada pelo correio, sob registo, ou directamente entregue na sede da Fundação, Rua do Sacramento à Lapa, Nº 21, 1249-090 Lisboa, até às 18 horas de sexta-feira dia 15 de Dezembro 2008.
Júri
O júri da BES é constituído por:
Phill Niblock (Director da EIF, Nova Iorque), que preside;
Valerie Vivancos (artista e curadora de arte vídeo e sonora, França);
Manuel Costa Cabral (artista plástico, em representação da Fundação Gulbenkian);
Rui Eduardo Paes (crítico musical e representante da FLAD);
Emanuel Dimas Pimenta (arquitecto e compositor);
Ruben Verdadeiro (artista intermédia);
Isabel Soares Alves (produtora cultural);
Resultados
A decisão do júri será anunciada em 21 Janeiro 2009.
O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa.
Vencedor
Na conclusão do programa, o vencedor da BES deverá apresentar um relatório sobre as actividades desenvolvidas durante o estágio. Compromete-se também, para além de apresentar o seu projecto em Nova Iorque, a fazê-lo em Portugal, quando para tal for solicitado.

FUNDAÇÃO LUSO-AMERICANA
PARA O DESENVOLVIMENTO
FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN
EXPERIMENTAL INTERMEDIA FOUNDATION
COLABORAÇÃO
EXPERIMENTAL INTERMEDIA FOUNDATION
INFORMAÇÕES
218 596 755 T
965 618 945 M
isabel.alves@ernestodesousa.com
LINKS
www.ernestodesousa.com