www.triplov.com
ERNESTO DE SOUSA

Foto: Encontro no Guincho, 1969

ALTERNATIVA ZERO
Tendências Polémicas da
Arte Contemporânea Portuguesa
30 Anos Depois

28 a 30 de Junho / 2007 / Fundação Arpad Szenes

Para assinalar os trinta anos da exposição Alternativa Zero – Tendências polémicas da arte contemporânea portuguesa, a Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva organizou um colóquio e uma pequena mostra documental, comissariado por Paulo Pires do Vale, em colaboração com Isabel Alves, sobre este acontecimento que provocou a sociedade portuguesa em 1977.

Nesta exposição participaram, entre outros artistas, Helena Almeida, Fernando Calhau, Alberto Carneiro, Ernesto Melo e Castro, Noronha da Costa, Graça Pereira Coutinho, Ana Hatherly, Álvaro Lapa, Clara Menéres, Albuquerque Mendes, Leonel Moura, Jorge Peixinho, Jorge Pinheiro, Vitor Pomar, Joana Rosa, Julião Sarmento, António Sena, Ângelo de Sousa, Ernesto de Sousa, Ana Vieira, João Vieira, Pires Vieira, Palolo.

O Colóquio decorrerá de 28 a 30 de Junho, no auditório do Museu, e pretende reflectir sobre a novidade e particularidades da AZ, os seus participantes e contexto, as suas consequências e, por fim, recordar o impulsionador e insubstituível organizador dessa exposição, Ernesto de Sousa. Conferencistas confirmados: Delfim Sardo (Comissário), Emília Tavares (MNAC – Museu do Chiado), Ernesto Melo e Castro (Artista), Luis Serpa (Galerista), Margarida Medeiros (FCSH – Universidade Nova de Lisboa), Ricardo Nicolau (Fundação de Serralves), Nuno Faria (Fundação Calouste Gulbenkian), Pedro Proença (Artista).

Gostaríamos que o colóquio fosse uma festa, à imagem do que pretende homenagear. E, na tarde do dia 28, contamos com a presença de artistas que participaram na exposição para festejar e assinalar esse marco simbólico da arte contemporânea em Portugal.