powered by FreeFind

 

 

 







EDITORIAL
Cala a boca, pá!

A enormidade, em política, é em geral algo de tão mínimo que é preciso virem os comentadores explicar ao público a sua importância. Acontece que na América Latina há menos suavidade na conversa e não raro são explosivas as palavras dos governantes. Provavelmente como os países, em que os contrastes gritam. Na Bolívia, por exemplo, se faltam estradas, pontes, se as infra-estruturas turísticas deixam muito a desejar, se entramos em casas-de-banho públicas que são um nojo indescritível, em qualquer lugar encontramos um ponto de Internet para comunicarmos com o mundo. São terceiros mundos bem diferentes, os da América do Sul e de África: em África não existe informatização, as tecnologias da comunicação ainda por lá não se instalaram.

O rei de Espanha mandou calar Hugo Chávez? Pois também a mim já me apeteceu, confesso. Deu-se o caso na Bolívia, numa pensãozita em Santa Cruz de la Sierra. Via um programa de televisão em que ele e o seu colega boliviano, Evo Morales, sentados lado a lado à secretária, davam despacho a quaisquer requisições de entrevistadores ou público. Então, apontando para a cadeira ao lado da sua, com um sem-cerimónia chocante, em ar de quem se gaba de alguma façanha, Hugo Chávez declarou que tinha conhecimento da existência de um plano para matar o índio, Evo Morales.

Como se concebe que alguém possa declarar tal coisa, mesmo em privado? E mesmo fora do âmbito da política?

Dias depois, corria na Internet a informação de que estava iminente um golpe de Estado na Bolívia. Estaria relacionada com a declaração do Presidente? Estivesse ou não, não venha ele agora dizer aos portugueses que algum dos nossos políticos tem a cabeça a prémio, ou lá teremos de lhe retrucar: "Cala a boca, pá!"

Maria Estela Guedes
Britiande, 19 de Novembro de 2007

 

Uma rua central de Copacabana, povoação turística da Bolivia, na margem do Lago Titicaca
Uma aldeia da Bolívia, na estrada que leva de Santa Cruz de la Sierra às Misiones da Gran Chiquitanía; são 460 quilómetros, mais de 100 em estrada de terra batida.