Procurar textos
 
 

 

 

 

 







HÉLIO ROLA...

O VOO das ÍNDIAS
Abalo acústico aéreo na hora das notícias e novelas

...moro a 10 km do aeroporto Pinto Martins e me incomodo bastante com a frequência e a pressão acústica resultante dos frequêntes sobrevoos, dia e noite, de aeronaves comerciais sobre a Lagoa Redonda. Digo Lagoa Redonda porque moro aqui, mas poderia dizer Aerolândia, Jardim das Oliveiras, Luciano Cavalcante, Parque Manibura, Água Fria, Edson Queiroz, Sapiranga, Sabiaguaba, Alagadiço Novo, São Miguel, Curió, Precabura...e mais além.

O Ministério Público Federal acatou a manifestação de poluição acústica aeronáutica e um processo foi aberto (MPF- Procedimento Administrativo nº 1.15.000.001764/2008-08). Foi determinado que Infraero, Semace, Semam, DTCEA/FAZ teriam deveres de casa à cumprir para um melhor entendimento da questão. Sabendo que a Semace um dia desses deverá avaliar os níveis acústicos de orígem aeronáutica, dos quais me queixo, na minha casa, eu continuei a dar conta dos voos para decidirmos quando, (se manhã, tarde, noite, dias etc.) seriam feitas as medições. Isto é, pegar o som com a mão?

Dever de casa : ontem, 11/02/09, no horário das notícias e novelas, de 19 até às 21 horas, em duas horas portanto, contei 9 aviões e configurei essa planilha de voo ( Infraélio?): 18:56; 19:17; 19:42; 19:59; 20:02; 20:04; 20:10; 20:23 e 20:52...o que dá em média um avião a cada 10-15 min. Essa é a revoada que mais incomoda. Primeiro, porque já é noite, lá fora impera o silêncio e o barulho do avião é tal que não se ouve o que a TV, o telefone ou as pessoas dizem....Segundo, notei que esse "lote" de voos é daqueles que passa exatamente sobre a minha casa e não ao largo, à direita ou à esquerda.Terceiro, dá pra se fazer uma idéia da dificuldade de vida daqueles que são, como eu, vítimas dessa circunstância: um barulhão intermitente tipo trovão, só que lento, durando uns 2 min, a cada 10-15 min, durante 2 horas, tudo isso na hora das notícias e das novelas. Todos os dias da semana, o mês inteiro, 365 dias, o ano todo e para sempre? A previsão é de que esse abuso sócio-ambiental tende a piorar por conta do turismo.

Os administradores só pensam no incremento do turismo mas não se dão conta de que "o turismo é uma guerra vulgar movida contra as pessoas, a paisagem e o sossego", como diz Michel Serres.

Será o caminho das Índias?

Saudações da pARTE do Hélio Rôla
Fortaleza é nossa debilidade

"Abuso sócio-ambiental dá lucro, daí a dificuldade em removê-lo" Humberto Maturana