Procurar imagens
     
Procurar textos
 

 

 

 

 

 

 

 

BOLETIM DO NCH
Nº 15, 2006
Dedicado a Pedro da Silveira

Editorial
LUÍS ARRUDA

A obra deixada por Pedro da Silveira (1922-2003), interessando a diversas vertentes da cultura açoriana, de entre elas antropologia cultural, história da literatura e crítica literária, história dos Açores e, principalmente, poesia, já foi objecto de estudo e deverá continuar a sê-lo. Assim, o seu falecimento sugeriu que a secção temática desta edição do Boletim do Núcleo Cultural da Horta , de que foi colaborador, fosse destinada à divulgação de ensaios e estudos sobre ela.

Aproveitando a circunstância, aquela secção abre com um estudo, inédito, de Pedro da Silveira, Notas sobre autores açorianos cujas obras devem merecer edição, as inéditas, ou serem reeditadas condignamente , que no original, ocupa um total de 9 páginas, formato A/4, dactilografadas a dois espaços. Segundo Álamo Oliveira, trata-se de informações dadas, por escrito, à Direcção Regional da Cultura e constitui um manancial de informação sobre a produção literária açoriana, com referência a nomes, datas possíveis e títulos de obras, que começa no século XV e se estende até ao século XX. São citados mais de seis dezenas de autores, com mais de oitenta títulos recomendados para publicação, parte deles ainda inéditos. [...]. Este documento t raz também informações que, só aparentemente, parecem marginais, mas que logo se revelam como complementos informativos preciosos: locais onde podem ser encontrados os exemplares raros de algumas obras; fontes para os textos a pesquisar ou a recolher; sugestões de nomes para a realização dos trabalhos de recolha e de pesquisa; informações de quem trabalha já sobre as obras de alguns autores (cf. Boletim do Núcleo Cultural da Horta , 13: 78-79) .

O programa editorial contido neste documento, uma vez concretizado, tornar-se-ia num contributo positivo para a divulgação da cultura açoriana e revelaria uma parte considerável do percurso histórico da literatura feita por autores açorianos.

Tudo o que atrás fica escrito é justificativo da inclusão deste inédito de Pedro da Silveira na secção temática deste número do Boletim do Núcleo Cultural da Horta dedicado a ensaios e estudos sobre a sua obra. A família de Pedro da Silveira e o senhor Director Regional da Cultura, Dr. Vasco Pereira da Costa, autorizaram esta inclusão. A todos o editor agradece.

Na Revista de Livros estão incluídas recensões de obras, simultaneamente, de autores e de temas não açorianos. A divulgação destas obras é julgada de interesse para os leitores açorianos e a colocação das recensões neste Boletim resulta da distribuição deste fora do arquipélago, estrangeiro incluído.

Neste número está incluída a secção Boletim do Núcleo Cultural da Horta para divulgar o texto de apoio à conferência de Carlos Cordeiro, com o tema Identidade e Autonomia. O debate nos Açores , proferida na Horta, em 14 de Outubro de 2005, aquando da apresentação do número 14 deste Boletim .

Luís M. Arruda